A descoberta do desejo sexual na adolescência coloca a pessoa num mundo muito diferente do infantil. Nesse momento as relações parecem assumir um outro aspecto na vida do indivíduo e além das amizades, ocorrem também ficas, namoros e paixões não necessariamente nessa ordem. Essa é uma história dramática em que a protagonista não consegue perceber quão abusiva é o seu relacionamento. A Editora Intrínseca publicou essa Graphic Novel da First Second Books em dezembro de 2020, nesse mesmo ano ela foi vencedora do Prêmio Eisner em três categorias: Melhor Roteirista, Melhor Artista e Melhor Publicação para Adolescentes.
Freddy Riley poderia desfrutar de uma divertida vida de garota no Ensino Médio com amigos, festas e fofocas mas por uma infelicidade acabou se envolvendo demais com Laura Dean. Uma garota que entende que estar dentro ou fora de um namoro tanto faz, mas pior que isso, Freddy está completamente envolvida num relacionamento que traz sofrimentos e acaba atrapalhando a sua vida com as demais pessoas. Freddy sente-se como um objeto que é visto apenas quando é necessário e não faz a mínima ideia se pode definir o seu relacionamento como namoro mas ainda assim não tem interesse em outras garotas. Para quem ver de longe, é muito fácil a solução do "basta terminar", contudo Laura Dean é apaixonante e envolvente quando quer estar junto e a esperança que ela mude associado ao gostar da pegada dela, deixa Freddy sem ação.
A canadense Mariko Tamaki escreve um roteiro cuja narrativa é dinâmica e cheia de elementos do universo adolescente. É uma pena que o tom de dramaticidade da obra é leve e há poucos picos até o final da leitura, ainda que seja um relacionamento abusivo, a gente não percebe que Freddy esteja sofrendo intensamente e isso acaba não gerando uma empatia com a protagonista. Como é quadrinho com muitas páginas, isso acaba trazendo momentos de tédio. Os enredos geralmente contam com núcleos de personagens cujas problemáticas acrescentam muito com os coadjuvantes da história, permitindo desenvolvê-los. Aqui, com exceção do momento mais dramático que gera o clímax narrativo, só aparecem personagens esquecíveis com nenhum problema que fisgue nossa atenção.
O melhor da obra é de longe o traço de Rosemary Valero-O'Connell cujas preto e branco conta com um roso sutil pra destacar algum elemento da cena. A expressividade dos personagens que estão dentro de lindos cenários faz com que o roteiro meia boca melhore.
Laura Dean Vive Terminando Comigo é um bom livro cujo roteiro fraquinho conta com uma boa ajuda de um ótimo desenho. É bem verdade que o fato de eu não ser o público alvo desse quadrinho talvez tenha dado essa percepção em mim. Esse é uma das obras que deveria vir com uma faixa indicativa "Proibido para maiores de 25 anos", em todo caso é um quadrinho que não se aprofunda na complexidade da temática que pretende abordar: os relacionamentos abusivos.
Ficha técnica:
- Formato(s) de venda: livro, e-book
- Tradução: Rayssa Galvão
- Páginas: 304
- Gênero: HQs, Mangás e Graphic Novels
- Formato: 15,5 x 22 x 1,5 cm / capa cartão com orelhas
- Lançamento: 10/12/2020
- Preço de capa: R$ 60,00
Comentários
Postar um comentário