Os anos 60 do Século XX trouxeram muitos quadrinhos de terror com qualidade, dentre eles haviam as revistas Creepy e Eerie publicadas pela Warren Publishing. No atual século, a Dark Side Comics repúblicou essas histórias que saíram no Brasil pela Editora Devir. Em setembro de 2022, a Editora brasileira resolveu reapresentar a obra de uma maneira diferente: ela encadernou apenas os quadrinhos desenhados por Bernie Wrightson, o co-criador do Monstro do Pântano. O desenhista além de adaptar contos de Edgar Alan Poe e H. P. Lovecraft, contou com o roteiro de nomes como: Nicola Cuti, Bill Dubay, Bruce Jones, Budd Lewis e Walt Simonson e em dois contos os seus desenhos contaram com a contribuição de Carmine Infantino, Howard Chaykin.
O quadrinho já incia de maneira chocante com um conto bizarro de Edgar Alan Poe, O Gato Preto. O estilo realista de Wrightson faz com que o mal estar que a leitura causa se acentue bastante. Seguindo a esse conto há outros de qualidade variada ainda que a maioria sejam ótimas histórias. .
É interessante que foram escolhido não apenas contos em prosa mas há também poesias que foram transformadas em narrativa em quadrinhos. Apesar de eu não ser um apreciador desse gênero, é inusitado ver uma história de terror sendo narrada em rimas. A maior parte das histórias não se foca em personagens do campo fantástico como monstros ou mortos, mas procura despertar o medo no leitor ao ver situações do cotidiano, o que gera uma imersão ainda maior nas histórias.
É interessante ter uma edição com o mesmo traço em todas as histórias de um artista cujo talento agrada independente da década em que está sendo visto. O detalhamento e a expressividade de Wrightson encanta e acaba melhorando alguns roteiros que não são tão bons. Como essa é uma compilação, encontra-se histórias de qualidades variadas com relação ao roteiro e acaba favorecendo àqueles que se atraem pelo traço ao ler uma história em quadrinhos.
A obra traz uma excelente introdução de Bruce Jones que traz uma contextualização da época em que o quadrinho foi escrito com detalhes sobre o desenhista. Ao final, além de algumas capas temos a página inicial de cada revista ou frontispício em que um personagem fazia uma breve apresentação das histórias daquela edição. É uma pena que foram utilizadas muitas páginas para esses extras e acaba ocupando um grande espaço desnecessariamente.
Creepy Apresenta Bernie Wrightson é uma ótima compilação dos quadrinhos de terror de um excelente desenhista que, mesmo tendo criado esses quadrinhos nos anos 60, consegue agradar os leitores do gênero na atualidade. Essa é uma obra indicada para leitores que gostam de terror independente se é um amante antigo ou novato das histórias em quadrinhos.
Ficha técnica:
Título Original: Creepy Presents Bernie
Wrightson
Editora original: Dark Horse
Roteiro: Bernie Wrightson, Bruce Jones,
Bill Dubay
Desenho: Bernie Wrightson com Carmine
Infantino e Howard Chaykin
Tradução: Marquito Maia
Formato: 20,5 x 27,5 cm
Estrutura: 144 páginas PB/coloridas,
papel offset 120 g
Acabamento: capa brochura com
orelhas
Peso: 0,545 kg (estimado)
Lombada: 1,2 cm (estimado)
Área de interesse: terror, quadrinhos,
comics
Público: adulto
Preço de capa: R$ 84,00 (estimado)
Leia também da Editora Devir:
Comentários
Postar um comentário