Robin Volume 1 - o início da fase do roteirista Joshua Williamson

 Damian Wayne é o filho de Bruce Wayne com Thalia Al'Ghul, a filha de um dos maiores inimigos do Batman, Rás Al'Ghul. Após uma enorme perda que o garoto viveu no final da fase do roteirista Tom King nos quadrinhos do Batman, ele resolve ir atrás da herança da família de sua mãe. Nesse momento ele descobre um torneio de assassinos organizado pela Liga de Lázaro e vai para a ilha secreta deles para participar. Esse é o primeiro encadernado da fase do roteirista Joshua Williamson e foi publicado pela Editora Panini em abril de 2022. 

Eu gosto da sensação ambígua que esse Robin desperta em mim, ainda que ele seja um garoto antipático quanto a sua arrogância, ele consegue ser carismático. Além disso, ao mesmo tempo que ele é um anti-herói por chegar a matar os seus aponentes, ele é um adolescente cheio de gírias apegado a seus mangás. Chama a atenção a maneira como Robin vivencia aqui a dor de perder Alfred. Além dele, essa edição traz vários personagens coadjuvantes entre heróis e vilões mas o que me chamou a atenção mesmo foi o Connor Hawk, que nos anos 90 era chamado de Arqueiro Verde 2. 



O ritmo narrativo da história é excelente, de início há um clima tenso entre Robin e sua mãe mas logo a frente isso toma um rumo de aventura ao estilo "só um de vocês irá sobreviver!". Até porque na Ilha de Lázaro que é cheia de Poços de Lázaro é permitido sobreviver a morte. Assim o quadrinho nem é uma história infantil e nem tem o ritmo e a complexidade de uma história adulta, ele tem um delicioso ritmo que fica no meio termo. Por isso é preciso elogiar o trabalho de tradução de Gabriel Faria que trouxe para português um texto leve e divertido bem ao encontro da proposta da obra. 

Os desenhos são de Gleb Melnikof com exceção de uma parte desenhada por Jorge Corona. O traço é excelente e consegue retratar bem a movimentação de um enredo cheio de lutas. As poses, as cenas de impacto ou os momentos mais dramáticos que vem com muito detalhes são elementos que contribuem para a qualidade desse quadrinho. Na parte interna há algumas capas da obra original e eu preciso destacar as capas alternativas de Francis Manapul, a beleza delas me fizeram lamentar nenhuma ter sido escolhida pra ser a capa dessa edição. 

Robin Volume 1 é um daqueles quadrinhos pra ser lido após um cansativo dia que você apenas quer uma diversão pura e simples. Dentro dessa proposta essa é uma ótima opção. Só fica a dica: apesar do Robin ser um adolescente, esse não é um material infantil. Leia e aproveite a controvérsia que é gostar tanto de um personagem antipático. 

Compre aqui



Ficha técnica: 

Tradução: Gabriel Faria

Publicado em: abril de 2022

Editora: Panini
Licenciador: DC Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Em circulação
Número de páginas: 176
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 46,90

Leia também: 

Homem-Animal - Deus Ex Machina

Homem-Animal - Origem das Espécies

Homem-Animal - O Evangelho do Coiote

Superman Filho de Kal-El - A Verdade

Superman - A Ascenção do Mundo Bélico

Comentários