Essa é a última parte da extensa fase do roteirista Ta-Nehisi Coates com o Pantera Negra que iniciou no Brasil em agosto de 2017. Aqui ficamos sabendo sobre o que acontece com o Império de Wakanda localizado no outro lado da Galáxia. Em novembro de 2021 a Editora Panini publicou esse encadernado.
T'Challa, agora com a memória recuperada, retorna à Terra e ele precisa preparar Wakanda para a iminente invasão de um esquadrão espacial comandado por N'Jadaka, que domina o corpo de Kill Monger através de um simbionte do planeta do Venom. Enquanto o Pantera Negra convoca uma tropa de heróis negros para proteger o país africano, ele precisa reforçar a base lunar que, se dominada, vai possibilitar que as naves atravessem o portal para a Via Láctea.
O roteirista Ta-Nehisi Coates conclui essa fase trazendo alguns personagens de antes da sua fase. Por isso, quem começou a ler a partir de 2017 como eu, acaba boiando sobre parte das referências. Para piorar, eu acabei levando muito tempo pra ler toda a série, além da própria série ter sofrido atrasos, isso acaba afetando a lembrança dos encadernados anteriores. Um outro ponto que não ficou tão legal é a participação dos heróis que exige que o leitor já venha acompanhando vários títulos da Marvel atuais. Eles aparecem e nem sequer seus nomes são citados, por isso alguns deles eu não sei nem quem são fora que eles estão lá como mera figuração de cena, não há um desenvolvimento narrativo de nenhum deles.
A falta de uma contextualização dos acontecimentos necessários faz com que fique difícil de compreender tudo. Além disso, Coates utiliza um argumento breve, deixando mais para o leitor que acompanha o personagem há mais tempo a possibilidade de compreender os detalhes da trama. A leitura portanto acabou decepcionando havendo apenas alguns momentos interessantes como a busca do protagonista pela sua identidade enfrentando seus fantasmas pessoais tanto literal quanto metaforicamente.
O melhor dessa edição fica por conta dos desenhos de Ryan Bodenheim, Daniel Acuna e Brian Stelfreeze que reproduzem batalhas emocionantes e acabam conduzindo praticamente apenas com imagens a penúltima parte que conta com a participação de todos os heróis.
Pantera Negra O Império Intergaláctico de Wakanda Parte Quatro é uma conclusão que traz o contratempo de exigir que o leitor conheça personagens da fase anterior a Ta-Nehisi Coates não utilizados pelo roteirista. Além disso, o tempo que levou pra ler o material associado com argumentos breves faz com que a compreensão da leitura sofra e acabe perdendo muita coisa. Entretanto há também os seus bons momentos que evitam que a edição seja um desastre e ainda dê para qualificar como uma boa leitura.
Ficha técnica:
Tradução: Jotapê Martins
Publicado em: novembro de 2021
Licenciador: Marvel Comics
Categoria: Álbum de Luxo
Gênero: Super-heróis
Status: Título encerrado
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Capa dura
Preço de capa: R$ 69,90
Comentários
Postar um comentário