Mondo Urbano - 10 anos

 


Entre 2008 e 2009 três quadrinhistas se destacaram no Rio Grande do Sul com o fanzine Mondo Urbano. O fanzine era composto por histórias curtas que traziam uma ficção que trazia a Banda De Mo e personagens que a orbitavam, assim havia grupies, fãs, músicos e toda paranóia e piração presentes em quem viveu o auge da cena rock no início desse século. A Editora Mino compilou numa edição única de luxo todos os fanzines em dezembro de 2019. 

Os autores gaúchos Mateus Santolouco, Eduardo Medeiros e Rafael Albuquerque possuíam um pouco mais de 20 anos quando fizeram essa obra e a sua juventude conseguiu captar muitos dos elementos presentes na cena rock da época. Eu tive a impressão que o quadrinho era uma materialização de uma técnica de Brainstorm que costuma trazer num quadro ideias aleatórias que um tema sugere. Na trama é possível encontrar drogas, viagens, música, diversão, paranóias com satanismo, ídolos e fãs. Toda essa mistura dentro de um roteiro que aparentemente é uma colcha de retalhos mas que os autores souberam costurar tão bem que entregaram uma história redondinha. Por isso personagens que aparentemente aparecem como coadjuvantes quaisquer acabam assumindo um papel ativo no decorrer da história. 

Um outro aspecto interessante é o fato da proposta ser tão underground que é difícil definir o gênero, de já que os autores permeiam por vários deles sem conseguir se perder, aqui tem um pouco de comédia, drama, terror e ficção que vão se sucedendo da maneira como eles consideram conveniente. Essa salada acaba se conectando com a experiência do leitor que viveu os anos de rock no começo desse século, isso é tão intenso quanto a escolha das músicas cujos trechos são citados no início de cada um dos capítulos. 

Eu digo isso porque no início do século eu tinha meus vinte anos e foi quando eu comecei a sair com os amigos. Como eu estava de saco cheio de ser obrigado a escutar o que não gostava, foi nos shows de rock que finalmente pude me sentir a vontade e foi lá também que acabei descobrindo como eu iria me comportar frente a usuários de drogas proibidas. Por ali também tive contato com histórias de pessoas que optaram por seguir religiões alternativas e tiveram sua vida marcada por isso. Essas histórias, que eu não tinha como saber se eram verdadeiras, pareciam bastante com o que se ouvia em sermões cristãos para advertir fiéis a manterem-se longe de tais ambientes. É por isso que reunir esses elementos num roteiro acabam tocando em lembranças que guardo com satisfação. 

Os desenhos de cada um deles possui muita personalidade e as diferenças de estilo intensas só acrescentam a experiência diferente que a leitura se propõe. O traço varia de um estilo bem realista e sujo para um outro mais cartunesco. Em cada um deles, há muito movimento e os personagens possuem uma ginga própria. Cada quadro é um encanto e traz um impacto visual que vai se adequando aos diferentes gêneros que vale a pena ver. A editora e proprietária da Mino Janaína de Luna aparenta exagerar quando elogia algumas das suas publicações, porém nessa obra eu tenho que admitir que o entusiasmo do seu texto introdutório acabou refletindo na minha sensação ao ler a obra. Além desse texto, há uma entrevista com os autores ao final que foi uma ótima escolha como material extra. 

Mondo Urbano consegue trazer aos quadrinhos muito de elementos vivências e até um pouco da paranóia de quem por algum momento vivenciou o cenário de shows de rock. Isso conseguiu se conectar muito com minhas lembranças do início desse século e tocou no melhor do que havia nelas. Essa é uma excelente obra que se coloca num desafio de uma narrativa quebrada e ainda assim consegue construir uma história em que tudo vai se encaixando. A obra é um exemplo de conexão entre texto e imagem que eu recomendo para qualquer leitor. 

Compre aqui

Ficha técnica: 

Publicado em: dezembro de 2019

Editora: Mino
Licenciador: Stout Club
Categoria: Álbum de Luxo
Gênero: Alternativo
Status: Edição única
Número de páginas: 136
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Capa dura

Preço de capa: R$ 64,90

Leia também da Editora Mino: 





Comentários