Hellblazer - Ascenção e Queda

 


De repente um milionário aparece com o corpo atravessado por um ferro instalado no telhado de um prédio, nas suas costas um par de asas recém costuradas. Além dele outras pessoas privilegiadas também são mortas com asas nas costas. Logo John Constantine descobre que isso tem relação com uma tragédia que se abateu com ele ainda criança, quando ele começou a lidar com magia. Essa é uma mini-série do selo Black Label da DC que a Editora Panini publicou num encadernado em dezembro de 2021. 

O roteirista Tom Taylor desenvolve esse roteiro com argumentos diretos, lembrando a simplicidade das típicas histórias de super-heróis com exceção de alguns momentos em que a violência pretende surpreender. Ele procura explorar a motivação do Constantine a partir do sentimento de culpa, mas faz isso de maneira tão superficial que a gente até esquece que isso está sendo utilizado como elemento narrativo. Além disso, o roteirista procura chamar a atenção pra sexualidade do protagonista ou fazer piadas com a inutilidade dos bilionários tudo de maneira simples e direta e são elementos com pouca construção narrativa, assim como as cenas de violência, estão ali mais para prender a atenção. Essa é uma história muito distante do clima noir e reflexivo que era bem típico das histórias do herói quando ele possuía um título mensal no Selo Vertigo e por isso acaba decepcionando. 

Os desenhos de Darick Robertson seriam até bem adequados se fosse uma história do herói no universo tradicional em vez de estar no selo adulto. Isso porque é um traço sem grandes destaques e nem possui um grau de detalhamento que justifique o formato magazine dessa edição. 

Hellblazer Ascenção e Queda é um quadrinho de leitura rápida e superficial cuja narrativa se atém mais na dinâmica da sequência de acontecimentos do que em aprofundar a trama. Havia aqui até a proposta de explorar o sentimento de culpa de John Constantine mas ficou bem aquém do que ele poderia fazer. Além de alguns momentos mais violentos ou com as ironias sobre o capitalismo, é uma obra divertida mas não muito mais que isso. Ela pode ser lida com tranquilidade por pessoas que já conhecem muito o personagem ou não, porém o luxo do formato pode trazer grandes expectativas que a mim decepcionou.  

Ficha técnica: 

Publicado em: dezembro de 2021

Editora: Panini
Licenciador: DC (Black Label)
Categoria: Álbum de Luxo
Gênero: Terror
Status: Edição única
Número de páginas: 152
Formato: (21 x 27,5 cm)
Colorido/Capa dura

Preço de capa: R$ 57,90

Leia também: 

Comentários