Superman Filho de Kal-El - A Verdade

 


Esse é o primeiro arco de Jonathan Kent como Superman, com o Superman prestes a ir para o Mundo Bélico, cabe ao adolescente proteger a Terra em aventuras próprias deixando de ser o Superboy e passando a ser o atual Superman na Terra. Esse arco introdutório acaba definindo a proposta para a hq. O arco foi publicado em junho e julho de 2022 nas edições 5 e 6 (ou 63 e 64) da revista mensal do Superman pela Editora Panini. 

Superman surgiu em 1938 e naquela época havia uma sociedade constituída com temores específicos em que o herói poderia atuar. Os valores de 84 anos atrás necessariamente são diferentes dos dias atuais, por isso a proposta é do personagem questionar-se quem são as pessoas que estão vitimizadas e esquecidas pela sociedade e qual o papel de um nome de peso como Superman com relação a isso. O Superman não se limita a defender a justiça de maneira genérica, ele entende que as pautas sociais não podem ser ignoradas, dando assim uma camada de complexidade as suas histórias. 

Nesse arco de estréia ele age para salvar refugiados de Gamorra e lembra a imprensa de que seu pai chegou a Terra como um refugiado e portanto não faz sentido algum ser tratado como um criminoso; até porque se alguém é capaz de arriscar a vida pra chegar nos EUA, é para fugir de uma situação onde ele vive que é muito pior. 

Além disso, o herói busca construir uma outra identidade, mas Jonathan fica pouco tempo na escola onde acabara de se matricular, já que em pouco tempo um perigo se manifestou por lá. Contudo foi tempo suficiente para conhecer Jay, que trabalha no canal independente A Verdade e cobre reportagens sobre situações de risco de minorias que não teriam a mesma cobertura da mídia tradicional. 

É com esse enredo carregado de crítica social que Tom Taylor desenvolve o personagem com argumentos breves porém carregados de alguma profundidade, possibilitando uma leitura rápida mas que deixa reflexão. O traço possui dinamismo e é assinado por John Timms. O artista não foge do estilo dos quadrinhos de heróis e acaba tendo nos enquadramentos das cenas o seu destaque. Isso possibilita que o quadrinho tenha a dinâmica atraente para um público jovem que ainda não conhece nem a trajetória do Kal-El e nem a do Jonathan Kent. 

Superman Filho de Kal-El A Verdade é um arco breve de apresentação de Jonathan como Superman. A história serve tanto para contextualizar o porquê de ele passar a usar o nome do pai quanto serve pra deixar claro a toada que vai envolver as próximas aventuras. Esse é uma introdução com uma narrativa dinâmica atraente para um público mais jovem e que possibilita breves reflexões sobre problemas práticos da vida real em que os super-heróis não deveriam se furtar em se posicionar. Eu recomendo a leitura principalmente para os jovens leitores. 

Compre aqui

Superman 5 (ou 63)

Superman 6 (ou 64)



Leia também: 

Estado Futuro - Superman de Metrópolis


Comentários