Coleção Clássica Marvel 16 - Hulk 2 A Grande Epopéia Marvel! Voltando da Morte!

 


Em 1963 a revista mensal do Hulk foi descontinuada nos EUA, não se sabe muito bem o porquê já que o título não vendia mal. Contudo Stan Lee resolveu reintroduzir o personagem na revista Tales to Antonish em 1964 que também trazia histórias do Gigante, sendo 10 páginas para cada personagem. Esse encadernado traz as histórias do Hulk nessa revista entre 1964 e 1965. No Brasil as histórias saíram na Coleção Histórica Marvel Os Vingadores da Editora Panini, Álbum Gigante do Thor, Príncipe Submarino e o Incrível Hulk ambos da Editora Ebal, O Incrível Hulk pela Editora Abril além de algumas histórias até então inéditas no Brasil. Esse encadernado publicado pela Editora Panini saiu em outubro de 2021. 

Diferente da primeira edição que trazia histórias fechadas em cada uma das seis primeiras edições de The Incredible Hulk, as histórias aqui compõe um único arco. O roteirista Stan Lee se propôs a fazer uma grande novela com o herói. Inicialmente o Gigante o apresenta aos leitores de Tales to Antonish citando a aparição do Gigante de Jade na revista dos Vingadores nas histórias seguintes as aventuras de cada herói seguem em separado. 

Essa edição também traz a primeira aparição de dois personagens importantes para a vida do Hulk: Major Talbot e o vilão Líder. Após o encontro do Hulk com o Gigante e a Vespa, Bruce Banner volta a desenvolver equipamentos para o exército quando o órgão recebe o reforço do Major Glen Talbot que se engraça por Betty e vê Bruce Banner com muita desconfiança. Os experimentos de Banner são observados à distância pelo líder, uma pessoa comum que teve o intelecto intensificado pela radiação gama. O vilão envia o Camaleão, ser capaz de modificar a sua aparência, para espionar Bruce dentro do exército. 

Como as histórias eram para um público infantil, os roteiros eram recheados de ingenuidade e de falhas de continuidade. Uma delas é o fato de que tanto Banner quanto Hulk são sempre caçados pelo exército e, mesmo quando o cientista é inocentado, Bruce Banner se dispõe a voltar a trabalhar lá pelo sentimento patriota que o domina. Aí o que acontece? Banner é acusado novamente de espionagem e de ser cúmplice do Hulk. Aconteça o que acontecer, ninguém nota que os dois são a mesma pessoa, nem mesmo uma mente incrivelmente desenvolvida como a do Líder que vê que Banner sempre aparece em lugares inusitados sempre após o desaparecimento do monstro. 

Assim como na edição anterior, as histórias também trazem a típica doutrinação anti comunista da época, influenciada pela Guerra Fria. Em um determinado momento Banner é capturado por comunistas (não é explícito de qual país eles pertencem) e eles não permitem o seu retorno para não "ajudar democracias". Daí toda a série de clichês dos comunistas malvados e suas foices, martelo e estrelas vermelhas estando impressas em uniformes e equipamentos. 

A leitura dessa edição foi difícil porque foi preciso muita energia para vencer o tédio da leitura, não sei se é devido ao texto original de Stan Lee ou da tradução de Rogério Saladino, Rodrigo Barros e Leandro Luigi. É um tipo de material datado que interessa a quem gosta muito do personagem e possui curiosidade em conhecer as suas primeiras histórias e várias situações que são citadas em outras histórias no decorrer das décadas. O traço basicamente é de Steve Ditko que traz uma variação no seu traço e vai piorando ao avançar das edições, somente duas histórias tiveram outros artistas: a primeira que contou com Dick Ayers e a última com Jack Kirby. 

Uma curiosidade sobre o subtítulo "Voltando da Morte" é que ele é meramente pra vender quadrinho, essa é uma tradução do subtítulo de Tales to Antonish 68 mas que não se relaciona em nada com as histórias. Apesar de ser uma edição que encaderna dez edições originais, foi utilizado na capa um subtítulo que não tem nada a ver com nenhuma delas. 

Coleção Clássica Marvel Hulk 2 apesar de trazer a primeira aparição de personagens relevantes para a cronologia do personagem e serem compostas por várias histórias de 10 páginas, tem uma leitura difícil pela monotonia do texto. As histórias têm uma narrativa datada e que são úteis pra quem gostaria de conhecer todas as histórias do personagem e quem curte ver o contexto histórico das mesmas mas não é nem um pouco interessante para novos leitores. 

Coleção Clássica Marvel 16 - Hulk 2



Ficha técnica: 

Publicado em: outubro de 2021

Editora: Panini
Licenciador: Marvel Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Em circulação
Número de páginas: 132
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 34,90

Leia também: 




Comentários