Biblioteca Gaiman - Volume 1

 


Neil Gaiman é um autor muito versátil. Ele possui romances em prosa, quadrinhos e contos. Essa é uma compilação de autores que resolveram adaptar para quadrinhos alguns dos seus contos e a Dark Horse Comics os publicou. Essa edição publicada em julho de 2021 pela Editora Todavia reúne cinco histórias adaptadas por Shane Oakley, Michel Zulli, P. Graig Russell, Todd Klein e John Bolton além da linda capa de Shiko que traz elementos de cada um dos contos. 

As Noivas Proibidas dos Demônios Desfigurados da Mansão Secreta na Noite do Desejo Sinistro

O primeiro conto tem um nome enorme: As Noivas Proibidas dos Demônios Desfigurados da Mansão Secreta na Noite do Desejo Sinistro. Ele mostra a agonia de um escritor que, ao escrever histórias macabras envolvendo castelos mal assombrados, é levado a incluir na narrativa ironias sobre os clichês do gênero. Enquanto ele escreve as suas histórias, a sua vida parece ser influenciada pelo mesmo ambiente sinistro que ele passa ao leitor. 

Shane Oakley adapta o texto e cria desenhos incríveis baseados no conto em prosa. Um traço com muita personalidade e que atrai pelos detalhes da ambientação além de um enquadramento criativo. Certamente o traço é de longe o melhor que há nesse conto que é uma passagem sobre um momento do personagem mas com nenhuma reviravolta e sem empolgar o leitor. 

Criaturas da Noite

A edição original é composta por dois contos: O Sacrifício e a Filha das Corujas. 

O Sacrifício é a história de um escritor que tinha muitos gatos e que em um determinado momento passou a criar um gato preto que aparecera ali na sua casa. O fato é que esse felino aparecia machucado de tempos em tempos e um dia o escritor decidiu observá-lo pra descobrir o mistério. 

Gaiman transporta para a ficção um hábito que os donos de gatos independentes sabem bem: o fato de nós não fazermos ideia de por onde esses animais andam e a dificuldade em querer mantê-los confinados quando as suas escapadas resultam de machucados. Contudo essa não é uma crônica mas um conto de terror. 

Gaiman tem uma fascinação por gatos e isso permite que ele crie excelentes histórias e essa é uma delas. Michel Zulli faz uma linda arte pintada que reforçam principalmente as características dos animais. A arte é tão linda que permite que a gente faça uma leitura mais ponderada pra poder apreciar tanto a beleza do texto como de cada quadrinho. 

A Filha das Corujas conta a história de um bebê que aparece numa vila medieval, em suas mãos uma massa disforme de um pedaço de corujas, salvo da morte, o bebê torna-se uma garota que vive isolada dos demais e por isso acaba despertando fascinação nos adultos. 

Esse é mais um conto que é apenas um recorte de um momento imaginário e por isso traz ao leitor apenas um mundo curioso mas sem despertar grandes emoções. O curioso desses recortes é a estranheza que a história em si nos causa pelas situações inusitadas ali apresentadas.  

Mistérios Divinos

Imagina que você está sentado no banco de uma praça e alguém lhe oferece pra lhe comprar um cigarro. Você acha um absurdo e claro que vai DAR o cigarro. Nessa história o estranho é o anjo Miguel que, pra retribuir a cortesia, resolve contar uma fofoca que ocorreu no Céu antes do Universo ser criado. P. Craig Russell adapta em quadrinhos esse conto que, se a DC fosse esperta, daria um excelente "Sandman Apresenta Lúcifer Prelúdio". Isso porque além de trazer um momento quando esse personagem ainda era um anjo celeste, há todo um teor existencial muito típico das histórias do Sandman e que acaba explicando bem as motivações do personagem. 

Essa é uma excelente história que nos mantém preso a leitura e que sabe ser muito bem conduzida tanto nos argumentos quanto no traço, ainda que, em comparação aos demais artistas desse encadernado, essa seja a arte mais próxima dos quadrinhos de heróis, por isso não causa tanto estranhamento.  

A Verdade sobre o Desaparecimento da Srta. Finch

Todd Klein fez o roteiro da adaptação da história de um roteirista de cinema que procura se refugiar na Inglaterra pra terminar o seu filme e lá ele é encontrado por uns amigos que o levam a um circo dentro de um castelo, cada câmara trazia uma atração que só seria revelada ao entrar ali. 

Michael Zulli faz uma impactante arte pintada bem detalhada, o que realça bem as cenas de terror. A narrativa nos prende pelo exótico e por conseguir manter a tensão de que a qualquer momento algo muito grave vai acontecer. 

Arlequim Apaixonado

Por amor, Arlequim espeta o próprio coração na porta da sua amada Missy. Ela estranha aquele órgão sangrando na sua porta e vai tentar descobrir quem fez tamanha bizarrice. O homem apaixonado está ali dançando ao seu redor mas Missy não consegue vê-lo. 

Esse conto adaptado deve ter sido o maior desafio pra tratudora Stephanie Fernandes por ele ser basicamente narrado em verso nos recordatórios, há apenas algumas falas sem rima. Mesmo que eu não goste de poesia, encontrei aqui uma narrativa muito interessante que mostra mais um mundo esquisito criado por Neil Gaiman e que gera aquela tensão pra saber se ao final tudo vai fazer algum sentido e o inusitado de ser um poema, acabou dando um toque diferente à narrativa. Nesse caso, não é um mero recorte mas uma história com começo meio e fim. Um outro destaque fica para a pintura detalhada de John Bolton que mesmo fazendo uma arte bem realista ainda consegue imprimir expressão e movimento nos seus personagens sendo bem adequada a fantasia romântica do conto. 

Impressões gerais

Biblioteca Gaiman é um quadrinho que já encanta pela qualidade gráfica detalhada nas artes internas, encadernação, as letras douradas da lombada e pela linda capa do paraibano Shiko. A maior parte das histórias o autor traz um personagem que o representa, como se em vez de ele criar histórias, as mesmas fossem fruto do sussurro de seres fantásticos que se sentam ao seu lado. Estar nos diversos mundos esquisitos criados por Gaiman já vale a pena mesmo quando a história não se dispõe a concluir nada. Contudo há duas que mecheram comigo com mais intensidade: Mistérios Divinos que dialoga com a versão de Lúcifer mostrada em Sandman e Arlequim Apaixonado com toda a sua beleza presente tanto nas pinceladas quanto nos versos. Esse é um quadrinho pra qualquer amante da fantasia que introduz bem o dinamismo desse grande autor. 

Compre aqui


Ficha técnica:

Publicado em: julho de 2021

Editora: Intrínseca
Licenciador: Dark Horse Comics
Categoria: Álbum de Luxo
Gênero: Adaptação
Status: Em circulação
Número de páginas: 288
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Capa dura

Preço de capa: R$ 79,90

Leia também de Neil Gaiman:







Comentários