Tarzan teve uma longeva fase nos quadrinhos e por eles passaram vários artistas dentre eles Joe Kubert, conhecido do universo dos super-heróis por sua fase em Gavião Negro, Batman e Flash. Esse encadernado traz uma parte do seu período com o personagem, quando ele fazia os desenhos e o roteiro. As histórias saíram entre 1972 e 1973 e foram encadernadas originalmente pela editora Dark Horse e publicadas em junho de 2022 pela Editora Devir.
As histórias de Joe Kubert para o personagem traz um Homem Macaco bem mais violento e impulsivo. É um personagem que parece estar mais em contato com a natureza, mesmo quando está fora da selva, no meio da vida urbana. O roteiro traz um dinamismo com uma linguagem rápida e que teve uma ótima tradução de Marquito Maia. Uma característica bem datada é o fato de trazer ao final de cada capítulo uma moral da história que acaba dando um ar mais infantil para a obra, isso ocorre nas quatro histórias iniciais. Em seguida, vem o arco A Volta do Rei das Selvas em cinco partes e uma última história que pode ser considerada um posfácio desse arco.
Esse é o segundo quadrinho lançado pela Editora Devir com o personagem esse ano. Algo que assemelha ambos é a diferenciação dos personagens negros e brancos já que geralmente estes assumem uma atitude de liderança, enquanto os negros aparecem em uma situação servil, parece que a qualquer momento tem uma comunidade originária africana disposta a entregar a liderança para alguma pessoa branca. Um outro elemento narrativo que assemelha ambas é o fato da narrativa contar muito com as coincidências, facilitando saídas para o roteiro.
Os desenhos dessa HQ é carregadode dinamismo e uma habilidade narrativa maravilhosa. Isso vai ao encontro do argumento utilizado. Por isso a leitura acaba sendo tão prazerosa que dá até pra ignorar algumas situações forçadas do roteiro. Como material extra, além de um texto sobre a biografia dos autores, há um outro que detalha toda a trajetória do personagem no cinema durante quase cem anos. Quem assina o texto é Leandro Luigi, editor da obra.
Tarzan A Volta do Rei das Selvas é um quadrinho que possibilita que a gente aprecie o talento narrativo de Joe Kubert, mesmo havendo elementos datados na narrativa. Esse é mais um encadernado recente do personagem que encanta aos fãs antigos, ao mesmo tempo que serve para matar a curiosidade em saber como era as HQs dos anos 70, principalmente para aqueles que já conhecem e apreciam o talento do autor.
Ficha técnica:
Título Original: Tarzan - The Joe Kubert
Years vol 2
Editora original: Dark Horse
Roteiro e desenhos: Joe Kubert
Tradução: Marquito Maia
Formato: 16,5 x 24 cm
Estrutura: 216 páginas coloridas
Acabamento: brochura
Peso: 0,420 kg (estimado) Lombada:
1,3 cm (estimado)
Área de interesse: aventura, herói
Público: adulto
Preço: R$ 84,00
Leia também da Editora Devir:
Comentários
Postar um comentário