John Constantine Hellblazer - Um Sacana nos Portões do Inferno

É natural que todos nós tenhamos medo da morte, contudo para John Constantine esse medo é ainda maior por saber que as suas ações em vida não o levarão ao paraíso e que no inferno há três líderes enfurecidos que o esperam para torturá-lo por toda a eternidade. O demônio é um deles e não está disposto a esperar que Contantine morra, ele o quer imediatamente e não quer reparti-lo com ninguém. Esse arco foi publicado em Hellblazer Infernal 7 e foi republicado pela última vez pela Editora Panini em maio de 2019. 

Esse é um arco de encerramento da fase do roteirista Garth Ennis com o personagem, ainda que haja uma edição posterior a essa. A fase do roteirista inicia com o protagonista livrando-se da morte por um câncer de pulmão e engando os demônios que queriam arrastá-lo para o inferno. Aqui é o momento da vingança! Um outro aspecto que fecha nesse arco é a resolução de um amor do mago com Kit. É bem verdade que o relacionamento já havia acabado num arco anterior mas depois disso o casal ainda sofreu muito com o término e seria necessário um último contato para colocar em pratos limpos as suas diferenças. 

Para isso, Ennis faz um roteiro que além da história principal, ele adiciona alguns sub-enredos que parecem não ter nenhuma relação entre si. Isso gera um desafio que comprova o quanto o roteirista é brilhante como contador de histórias e a sua habilidade em amarrar situações que não parecem ter nenhuma relação entre si. Um outro aspecto admirável é o fato de tudo não se resolver sem uma grande aventura ou cenas de terror típica, mas com um diálogo bem escrito que deixa cada personagem ainda mais profundo. Ennis utiliza o terror apenas como cenário em alguns momentos porém as resoluções do conflitos ocorrem de maneira reflexiva que tanto os personagens quanto os leitores irão passar a encarar cada um deles de maneira diferente após essa história. 

O desenhista Steve Dillon procura mostrar cada quadro com um enquadramento mais próximo ao rosto dos personagens dando o caráter pessoal que a história precisa e podendo concentrar-se na expressão emocional. Um recurso muito adequado para a proposta do enredo. 

Um Sacana nos Portões do Inferno é um excelente arco que encerra com maestria a fase de Garth Ennis com John Constantine. O roteirista além de fechar algumas pontas soltas do protagonista com o demônio e com a sua amada Kit, ainda consegue resolver sub-enredos que ele criou apenas pra essa história e que ao final fez todo sentido mesmo sendo situações tão distantes. Essa não é uma história para ser lida em separado já que traz elementos inclusive da fase Hellblazer Origens. É um arco feito para o leitor que vem lendo em ordem desde a primeira edição e por essa fidelidade merece uma história tão bem escrita quanto essa. 

Leia também:

John Constantine Hellblazer - Sangue Real

John Constantine Hellblazer - Hábitos Perigosos

John Constantine Hellblazer - O Homem de Família

John Constantine Hellblazer - A Máquina do Medo

John Constantine Hellblazer Especial Volume 1 - Lady Constantine

Comentários