Quando a Música Acabar - a impactante estréia de Isaque Sagara nos quadrinhos

 A juventude é aquela época invejável por ser maravilhosa, é nela que guardamos o que há de melhor nas nossas lembranças e lá nos deparamos com as referências que costumam permanecer na nossa vida seja da música, do cinema, da literatura, dos quadrinhos ... Essa é uma história que pega esse momento e o ambienta no início da década de 90 quando a internet não existia e a única forma de interagir com pessoas além de pessoalmente era por telefone fixo. No dia do aniversário de Bruno a turma se reúne pra fazer uma festa pra ele, aí só o acaso vai guiar os acontecimentos. Esse é um quadrinho do selo Narrativas Periféricas da Editora Mino e foi publicado em junho de 2020. 

O paulistano Isaque Sagara faz a sua estréia como quadrinhista nessa obra e traz um roteiro com personagens muito reais nas suas características, o potencial que eles têm de fazer algo divertido ou relevante é o mesmo de eles fazerem algo impulsivo e irresponsável. A história mostra que muitas decisões são fruto da circunstâncias e há muitas coisas que ocorrem sem planejamento algum. Contudo as consequências não serão menores por causa disso e um momento que era pra ser divertido vai tomando ares de tragédia. 

O que mais me chamou a atenção foi a força do seu traço. Os personagens de Isaque são muito expressivos e o autor utiliza uma linguagem recheada de gírias locais conferindo aos personagens uma maior personalidade. Se você se ater aos detalhes da ambientação encontrará muitas referências a transição dos anos 80 com os 90: os altos valores dos preços de coisas simples frutos de uma época quando a moeda brasileira era muito mais fraca do que o Real. A título de curiosidade, um real valia 2750 cruzeiros em 1994! Além disso, a história nos faz lembrar das fichas telefônicas (usadas pra fazer chamada de orelhão), isso sem mencionar os carros, os lps e as marcas dos produtos com os logotipos da época. A história é uma agradável viagem no tempo. 

Quando a Música Acabar é um quadrinho que já causa impacto com a expressividade da arte e possui um roteiro que sai de uma situação rotineira para uma situação que parece se complicar a cada virada de página, conseguindo passar para o leitor a emoção dos personagens ao perceber que tudo está dando errado. Eu fico imaginando que já no primeiro quadrinho Isaque Sagara causou todo esse rebuliço, avalie o que ele fará quando ele tiver uma experiência acumulada. 

Compre aqui

Ficha técnica: 

Título: Quando a Música Acabar
Autor: Isaque Sagara
Data de lançamento: Junho/2015
Preço de capa: R$35,00
Acabamento: Brochura, papel offset 120g, preto e branco
Formato: 17 x 26 cm
Número de páginas: 44


Leia também de Narrativas Periféricas: 

Para Todo o Tipo de Vermes - uma estranha distopia do selo Narrativas Periféricas

Thomas - La vie en rose

Comentários