Carniça e a Blindagem Mística - Parte Um É Bonito o Meu Punhal

 


O Cangaço foi um fenômeno que tem representações conflitantes. Em um momento foi representado como sendo constituído por bandidos e em outros, por heróis. O fato é que é difícil reduzi-lo a um conceito moralizante, por isso o paraibano Shiko resolveu contar a sua própria história sobre esse momento histórico. Em outubro de 2020 o autor resolveu publicar esse quadrinho de maneira independente. 

O que mais me chamou a atenção desse quadrinho já está na capa. Essa é uma história de um grupo de cangaceiras! Antes de alguém começar a falar bobagem por se  incomodar com representatividade, é preciso saber que o quadrinho é fruto de pesquisa de notícias da época em que já relatava a presença de mulheres no movimento. 

Esse quadrinho é apenas o ponto de partida de uma história e começa com um repórter entrevistando um policial soube a tortura de cangaceiros. Essa primeira edição é para ambientar e mostrar os personagens daquele universo de um século atrás. A gente é jogado na cidade de Pariconha no Estado de Alagoas em 1921 quando conhecemos a personagem que irá iniciar a história em meio ao conflitos de grupos rivais de cangaceiros. 

Shiko não tem a intenção de tratar de uma luta simplista de bem contra o mal, são pessoas que estão ali para sobreviver seja do lado da polícia ou contra ela. O fato é que nenhum deles é pessoa de virtude e a violência da fome e do descaso do Estado é equiparada a violência física. Acredite, aqui a peixeira come! O autor não tem nenhum pudor em exibir cenas de grande violência numa terra distante dos grandes centros onde a lei é feita na marra. 

Porém é fato que o quadrinho não é apenas conflito. O traço detalhado de Shiko procura ambientar o sertão em cada detalhe: das casas de adobe, o figurino dos personagens, a vegetação escassa. Tudo trazendo lembranças intensas de quem conhece a região. Além disso a ambientação não se limita aos desenhos, Shiko utiliza na construção dos diálogos um jeito de falar típico que permite escutar o sotaque dos personagens. 

A primeira parte de Carniça e a Blindagem Mística já diz ao que veio de um quadrinho que mistura ficção com a realidade a partir da pesquisa de fontes históricas citadas na obra. Um quadrinho adulto impactante não apenas pela violência crua mas por sua construção narrativa e arte embasbacante. Um quadrinho que ousa inclusive no formato por dispensar lombada quadrada e preferir a lombada canoa com grampos. Para mim valeu cada real investido nessa obra. 

Compre no Instagram da Shiko Loja clique aqui


Ficha técnica: 

Publicado em: outubro de 2020

Editora: Independente
Licenciador: Shiko
Categoria: Minissérie
Gênero: Alternativo
Status: Em circulação
Número de páginas: 48
Formato: (20,5 x 27,5 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 45,00

Leia também do autor:

Comentários