Histórias Brilhantes - 10 Hqs de Alan Moore com comentários por Marc Sobel

 


Alan Moore é um dos maiores nomes dos quadrinhos mundiais, o britânico destaca-se por suas obras que abordam os mais diversos gêneros, inclusive de super-heróis. Essa obra compila 10 quadrinhos curtos do roteirista, além disso após cada história há um ensaio em prosa de Marc Sobel, jornalista pesquisador de Hqs. Os textos trazem além de um contexto histórico, curiosidades sobre a vida de Moore baseadas em entrevistas. A Editora Mythos publicou essa HQ em março de 2020. 

A obra traz as diversas facetas desse complexo roteirista desde as suas críticas com relação a publicação dos quadrinhos, sua crítica aos costumes, o seu lado historiador quanto a sua veia voltada para o misticismo. Vou comentar aqui três histórias que mais me chamaram a atenção: Em Pictopia, Desça Aqui e Isso é Informação. 

Em Pictopia traz um mundo povoado por personagens de histórias em quadrinhos, uma boa parte deles amargam a decadência de uma realidade em que eles não fazem mais tanto sucesso, os queridinhos agora são heróis coloridos cujos uniformes tem um nítido apelo sexual. Aqui o autor satiriza a situação dos personagens de quadrinhos de décadas atrás e o quanto aparenta que a magia da nona arte parecia encolher cada vez mais. Marc Sobel cita as diversas referências que o autor presentes na arte de Don Simpson e conta o porquê de elas estarem ali. 

 Desça Aqui é um quadrinho de humor mórbido que mostram pessoas que se dispõem a participar de um programa de TV para morrerem ao vivo, mesmo com toda a indignação da protagonista, ela não deixa de ter um fascínio por aquilo a ponto de querer também subir ao palco. A história foi desenhada em 1988 por Bill Wray cujo traço tem um marcante estilo cartunesco que torna tudo ainda mais bizarro. Quando eu li a história eu lembrei o quanto isso está presente nos reality shows ainda hoje e quanto mais os participantes demonstram atitudes violentas, maior é o espetáculo. Em 2021 o BBB contou com sucessivas situações que geraram um mal estar tão grande que chegou ao ponto de artistas da Globo fazerem críticas ácidas ao programa. Entretanto essa edição garantiu um enorme faturamento e muita audiência para a emissora. É incrível o quanto pessoas reclamavam em todos os lugares sobre o que estava acontecendo no programa mas simplesmente não conseguiram parar de assistir. Isso não é nem porquê Alan Moore seja um visionário, esse é um comportamento humano atemporal e ele apenas traz para os quadrinhos essa constatação com um humor que tem de mais bizarro o fato de comseguir reproduzir pessoas tão próximas do real. 

Isso é Informação é uma história de 2002, pouco depois do desastre de 11 de Setembro e mostra que o acesso de informação que deveria gerar uma melhor compreensão de mundo na verdade possibilita a manipulação de pessoas em diversos lugares fazendo com que cada grupo de pessoas compreenda o mundo de maneira diferente, gerando inimigos que encontram na violência a melhor maneira de reagir a isso, o que levou a várias tragédias humanitárias no decorrer dos séculos. Assim Alan Moore crítica o homem que é incapaz de encontrar soluções pacíficas aos seus problemas por maior que seja o avanço tecnológico. 

A edição é capa dura com aquele papel brilhoso e isso não foi uma boa escolha. As histórias foram publicadas originalmente entre 1986 e 2003 e muitas delas foram pensadas num outro tipo de papel. Um exemplo é o conto Em Pictopia que possui balões coloridos e o seu texto acaba ficando difícil de ler já que o papel que foi utilizado originalmente certamente possui uma textura bem diferente. 

Histórias Brilhantes é um quadrinho que se auto-elogia no título e não atoa. Ele demonstra a incrível habilidade de Alan Moore conseguir expressar tanto em tão poucas páginas. Além disso, vai ser um enorme desperdício quem ler apenas os quadrinhos dessa obra. Os textos de Marc Sobel traz uma pesquisa essencial pra compreender os pormenores da gama de referências que há em cada história. Não se deixe levar pelo número de páginas e leia esse quadrinho quando dispuser de uma boa quantidade de tempo pra ler com vagar já que tudo ali vale a pena ler inclusive as notas explicativas que Sobel faz no decorrer de cada um dos seus textos. Por isso é uma obra muito útil para consulta de pesquisadores e para reeleituras já que quanto mais vasta for a sua bagagem cultural, a leitura de Alan Moore torna-se ainda melhor. 

Compre aqui

Ficha técnica: 

Publicado em: março de 2020

Editora: Mythos
Licenciador: Uncivilized Books
Categoria: Álbum de Luxo
Gênero: Alternativo
Status: Edição única
Número de páginas: 172
Formato: (18 x 26 cm)
Colorido/Preto e branco/Capa dura

Preço de capa: R$ 79,90





Leia também de Alan Moore:







Comentários