A cidade de Archie's Peak acorda com a terrível notícia da morte de nove adolescentes, apenas um sobreviveu ao massacre mas está traumatizado demais para falar sobre isso. O clima de terror está em cada um dos moradores que se sentem obrigados a seguir a sua vida mas carrega no semblante a dúvida sobre o que realmente aconteceu. Algumas pessoas atribuíram a causa da tragédia a James, o adolescente que sobreviveu. Para piorar, adolescentes continuam desaparecendo diariamente e ninguém sabe quem será o próximo. Esse clima persiste até a chegada de uma estranha jovem que diz estar ali para resolver toda a situação, mas quem pode acreditar numa esquisitona que conversa com animais de pelúcia? A Editora Devir publicou em dezembro de 2021 esse quadrinho da Boom Studios numa edição que condensa três encadernados e fecha o primeiro arco da série.
Essa é uma história de terror bem intensa já pelo título. Nele há a dicotomia entre a inocência de crianças com a imagem atroz de um assassino. Ainda que isso já passe uma imagem sensacionalista o roteiro consegue contextualizar o fato das vítimas terem essa faixa etária. A protagonista caçadora de monstros traz essa contradição no seu visual já que ao mesmo tempo que é misteriosa e ousada, ela é desenhada com um olho encoberto e um outro bem grande, trazendo nisso um quê infantil.
O roteiro de James Tynion IV é assustador desde as primeiras páginas. Além disso ele não se deixa levar pelo simplismo moral entre o bem e o mal e mesmo aqueles que estão lá para impedir ou investigar as mortes trazem consigo atitudes dúbias gerando no leitor emoções confusas sobre os personagens.
Eu fiquei tocado particularmente com a arte do italiano Werther Dell'Edera por seu estilo tão pessoal acentuar o clima de terror e trazer com tanta propriedades cenas terríveis de corpos dilacerados. A forma como ele retrata o monstro também é bem peculiar. Em alguns momentos a criatura pareceu confusa e isso me lembrou pesadelos cuja narrativa é mais intensamente sentido do que compreendida, lá a gente sente que algo amedrontador está ocorrendo mas não consegue visualizar bem o quê. O monstro aqui tem uma aparência com uma forma indefinida, o que tem tudo a ver com a sua origem.
O clima de medo permeia inclusive nas situações em que nada de trágico acontece. Dell'Edera desenha os moradores da cidade com uma expressão discretamente tensa de um local que está vivenciando uma tragédia mas que as pessoas tentam esquecer para dar continuidade as suas vidas mesmo que a dúvida e o medo ainda estejam nos seus rostos. Aliás as expressões sejam intensas ou discretas são mais um dos vários detalhes de uma arte tão personalizada.
Something is killing the children é uma excelente história de terror que consegue fugir da narrativa óbvia ao trazer na solução um dilema moral e fazer com que o leitor a todo o tempo sinta emoções dúbias entre os personagens que supostamente deveriam se unir contra o mal em comum. É uma história com imagens intensas e que não se limita a usar mortes apenas para assustar mas tem um roteiro muito bem construído e nada óbvio.
Ficha técnica:
Título Original: Something is Killing the
Children vols. 1, 2 and 3
Editora original: Boom! Studios
Roteiro: James Tynion IV
Desenhos: Werther Dell´Edera
Tradução: Guilherme Miranda
Formato: 17 x 26 cm
Estrutura: 384 páginas, miolo colorido
Acabamento: brochura
Peso: 785 g (estimado)
Lombada: 2,4 cm (estimada)
Área de interesse: fantasia,
sobrenatural, monstros
Público: adulto
Preço: R$ 155,00
Leia também da Editora Devir:
A Floresta Volume 2 - O Enxame
East of West A Batalha do Apocalipse - Livro 3
9 adolescentes mortos e outros que desaparecem diariamente de uma escola de ensino médio em Archie's Peak. Tommy Mahoney
Comentários
Postar um comentário