O pior aconteceu! O Sol ampliou a emissão de radiações e, para sobreviver, a humanidade precisou desenvolver tecnologias que permitissem viver em um tipo de bolhas gigantes embaixo do mar. Dá pra imaginar que não deve ser nada agradável a vida dessa forma, por isso foram enviadas sondas no espaço para procurar algum planeta habitável, até lá todos continuarão em baixo d'água mesmo! Em dezembro de 2021 a Editora Devir publicou esse quadrinho numa edição que junta três encadernados originais publicados pela Image Comics.
A protagonista da história é Stel, uma pessoa tão otimista que chega a irritar, mesmo quando a tragédia invade a sua vida. Ela presencia a morte do marido e o rapto de duas filhas por seres que moram à margem da sua cidade. Essa situação limite em que todos vivem fez com que, para adaptar-se, as pessoas ficassem conformistas. Devido ao egoísmo humano, sempre há aqueles que vão ter muitos benefícios com a miséria alheia, por isso que o sentimento de esperança acaba sendo o risco, já que esse sentimento alimenta a vontade de buscar soluções.
O roteiro de Rick Remender não conseguiu despertar em mim interesse em como a ação transcorre. Entretanto há um aspecto do quadrinho que me chamou muito a atenção: a forma como ele utiliza a esperança. Quando a gente vê isso estampado em um enredo, a primeira impressão que temos é que vai ser uma chata adaptação em quadrinhos de uma palestra motivacional. Porém ainda que propositalmente ele tenha feito isso no primeiro capítulo, tenha certeza de que NÃO É sobre isso! Remender explora o sentimento naquilo que ela tem de bom e até de ruim, quando ele é vazio e aliena pessoas da realidade. Contudo ele também mostra os efeitos da perda desse sentimento e do quanto ele pode ser um perigo em insurgir revolta contra os poderosos que preferem que tudo permaneça como está, por pior que seja.
Os desenhos são do paulista Greg Tocchini conhecido pela autenticidade do seu traço. Porém particularmente não me pegou. Em vários momentos ele traz cenários com muitos elementos visuais e nas cenas de batalha eu ficava confuso com o que estava acontecendo. Os melhores momentos eram quando o artista focava em poucos personagens que estavam num momento introspectivo ou com apenas diálogo.
Low Volume 1 é uma HQ que não me conquistou pelo enredo e pelas sequências de ação, entretanto a maneira aprofundada como os autores exploraram a temática da esperança foi o que me atraiu. Por isso definir se vale a pena a leitura vai da expectativa do leitor. Para aqueles que buscam divertir-se com uma boa aventura, eu não recomendaria, mas para aqueles que se atraem quando encontram nas ficções outras temáticas vai gostar do que vai encontrar aqui.
Ficha técnica:
Roteiro: Rick Remender
Desenhos: Greg Tocchini
Tradução: Érico Assis
Formato: 17 x 26 cm
Estrutura: 416 páginas, miolo colorido
Acabamento: brochura
Peso: 850 g (estimado)
Lombada: 2,6 cm (estimada)
Área de interesse: ficção científica,
futuro da humanidade
Público: adulto
Preço: R$ 155,00
Leia também:
Black Science Volume 3 - Padrão de Fuga
Black Science Volume 2 - Bem Vindo, Lugar Nenhum
Black Science Volume 1 - Como Cair Para Sempre
Something is killing the children - Alguma Coisa está matando as crianças Volume 1
Comentários
Postar um comentário