Gideon Falls Volume 1: O Celeiro Negro

 


Um padre acaba de ser encaminhado para uma paróquia numa cidade do interior. Padre Wilfred foi designado para lá para substituir um outro que falecera. Enquanto isso, Norton faz psicoterapia para lidar com a sua obsessão de pegar pedaços de antigas construções que ele encontra por onde anda. Ele acabara de sair de uma internação em uma clínica e depende da sua mudança de comportamento para não voltar para lá. O que liga esses dois personagens é a história da aparição de um Celeiro Negro na cidade. Esse é um quadrinho da Image Comics publicado pela Editora Mino em novembro de 2018. 

A história é narrada com um clima que vai além do mistério. A narrativa deixa no ar uma tensão que vai numa crescente. Gideon Falls é uma daquelas cidadezinhas aparentemente pacatas mas que esconde segredos terríveis, nenhuma história parece ser contada por completo pra quem vem de fora. O roteirista Jeff Lemire narra a sua história como um típico suspense, mas que aos poucos ganha ares de psicodelia. Porém ele foge das viagens de "além do real" que apenas serve para gerar dúvidas no leitor, os elementos saem do lugar comum mas estabelece uma conexão que é possível manter o interesse. 

Um dos elementos que me incomodou de forma particular foi a caracterização da terapeuta do Norton. A sua condução como psicológa é tão ruim que ajuda a compreender o porquê de tanta gente ter receio em fazer psicoterapia. Doutora Xu é uma daquelas profissionais que mais aprende com o cliente do que o contrário, uma profissional insegura que tenta impor no cliente a sua verdade e fica mendigando a sua confiança. Fica a dica aos roteiristas: procure deixar seus personagens mais interessantes consultando profissionais reais. Não é nem que a personagem tome uma ou outra decisão ruim, toda a condução terapêutica é um desastre. 

Os desenhos de Andrea Sorrentino por outro lado tem muito o que se elogiar. Ainda que o seu estilo realista deixe seus personagens sem movimentos, a maneira inventiva com que ele faz os requadros acrescenta muito na narrativa. Desde o uso de uma linha vermelha sutil para que o leitor repare num detalhe da arte quanto o enquadramento em si, tudo faz com que haja elementos que, além de deixar a história interessante, seja narrada de maneiras inusuais, inclusive o próprio gradeamento em alguns momentos faz parte da composição da arte. É uma pena que as páginas duplas tenham sido prejudicadas pela encadernação em capa dura, a arte perdeu alguns detalhes que ficaram escondido no centro da página. 

Gideon Falls é um ótimo quadrinho de suspense que, apesar de ter um enredo aparentemente clichê vai crescendo no desenvolvimento da história tanto nos elementos narrativos quanto na arte. Esse é um quadrinho que eu não indico para quem está começando a conhecer narrativa em quadrinhos, porém para quem já é leitor da nona arte há algum tempo vai encontrar aqui elementos atípicos que tanto a gente busca. 

Compre aqui



Ficha técnica:

Título: Gideon Falls Volume 1: O Celeiro Negro
Autor: Jeff Lemire, Andrea Sorrentino, Dave Stewart

Tradução: Dandara Palankof
Data de Lançamento:Outubro/2018
Acabamento: Capa dura, papel couchê colorido
Formato: 17 x 26 cm
Número de páginas: 160

Preço de capa: R$ 90


Leia também da Editora Mino:

Meus Heróis Eram Todos Viciados - um romance psicodélico da Editora Mino

O Azul Indiferente do Céu - uma obra do paraibano Shiko

Eu Matei Adolf Hitler - uma surpreendente ficção de Jason

Para Todos os Tipos de Vermes - uma estranha distopia do selo Narrativas Periféricas

Thomas - La vie en rose

Comentários