Mônica - Força

 


A Mônica é uma personagem que se destaca pela sua incrível força física contudo ela vai descobrir nesse quadrinho que nem tudo é possível solucionar pela Força. Em agosto de 2016 a Editora Panini publicou a primeira Graphic MSP da principal estrela da Turma da Mônica. 

Se você entende poesia como uma mensagem que utiliza de linguagem conotativa para gerar alguma emoção no receptor, você pode considerar esse quadrinho como poesia. A roteirista Mônica Pinheiro brinca com o sentido das palavras desde o título da obra. Entretanto a brincadeira faz com que o leitor se amarre na história de tal forma que acaba se identificando tanto com a Mônica quanto com os seus pais. O selo Graphic MSP além de trazer histórias mais elaboradas e longa também é pensada para um público adulto é por isso que somente nesse formato poderia ser utilizado uma temática tão séria numa história da personagem. 

O enredo gira em torno da relação familiar e tem a comunicação como o principal complicador da trama tanto pelo excesso quanto pela ausência. Isso mostra que é inevitável o envolvimento de cada membro familiar nos problemas ainda que os pais façam o possível para que os filhos não sejam atingidos. O tão falado diálogo como solução para maioria dos problemas não é algo tão simples de se alcançar quanto na boca de quem dá o conselho. É por isso que acabamos nos identificando tanto com os pais (Como solucionar os problemas de um casal com personalidades tão diferentes? Como impedir que isso afete as crianças?) quanto com a protagonista (O que está acontecendo? O que eu posso fazer? A culpa é minha?). Tudo isso faz com que pequenos problemas torne-se um turbilhão insolucionável. 

O traço da autora já tem uma beleza em si mas nessa história acabou ganhando um teor que a engrandeceu. Isso porque o jeito fofinho como ela desenha a Mônica acaba enfatizando o quanto ela ainda é uma criança ingênua e é isso que faz com que frases simples ditas por ela levam os nossos olhos a lacrimejar. Falas por exemplo que traduzem uma constatação infantil mas que ao mesmo é tão verdadeira. Além disso a autora utiliza até mesmo o formato do gradeamento na página para deixar ali uma mensagem, como quando ela usa uma página dupla para enfatizar o distanciamento emocional dos personagens. 

Se eu pudesse indicar apenas cinco HQs das que eu li das Graphic MSP certamente Mônica Força estaria entre elas. Ainda que não utilize de nenhum recurso impróprio para criancas, a temática em si é delicada. Por isso eu indico para que você leitor adulto leia ou presenteie um outro leitor adulto. Assim você perceberá o quanto uma história pode ser tocante ainda que seja simples e aborde um assunto tão presente no cotidiano familiar. 

Compre aqui

Ficha técnica:

Formato: 19 X 27,5cm
Tipo de Papel: couché brilho 150g

  • Autor(es): Bianca Pinheiro
  • Número de páginas: 80
  • Lombada/Encadernação: Quadrada
  • Tipo de capa: Dura ou cartão
  • Data de Lançamento: 23/11/2020


Leia também de Graphic MSP:




Comentários