Numa realidade paralela, Barry "Flash" Allen é uma pessoa que ficou paraplégica por suas ações como super-herói. Como não poderia usar seus poderes para correr, a sua velocidade passou a atuar no seu cérebro e ele passou a ter raciocínios mais rápidos dos que o de qualquer um. Em 2002 a Editora Mythos publicou essa edição especial que faz parte do selo Elseworlds da DC, que no Brasil saiu como série Túnel do Tempo (ainda que não tenha nada a ver com o tempo e sim com realidades).
Barry Allen desde 1956 vinha resolvendo os problemas do mundo que, para o roteirista Pat McGreal, consistia em destituir ditadores de paises comunistas e o socialistas (se o ditador fosse de país capitalista o Flash passava longe, né?), contudo a carreira de herói acaba quando, ao impedir a morte do presidente dos EUA John Kennedy, ele toma um tiro que atinge a espinha. Agora como a maior mente pensante de um mundo que evoluiu muito tecnologicamente, ele assessora uma equipe de pesquisa em Marte. Dentre os membros, Wally West (sobrinho da sua esposa) encontra um artefato que deixa todo o seu corpo em hiper velocidade descontrolada e põe em risco o planeta Terra.
Quando eu comprei essa HQ na época, fiquei muito chateado por não vir na capa a informação de que a história se passava num universo alternativo, eu queria algo do Flash da Terra 1. Eu relendo décadas depois, tenho maturidade para apreciar histórias de outros universos porque esse é o melhor meio para o autor poder ter liberdade criativa. A primeira coisa que chama a atenção é o fato do protagonista estar numa cadeira de rodas e ainda assim atuar de maneira heróica. Além disso essa é uma história sem pontas soltas e que aproveita bem a personalidade de todos os personagens. Se você ignorar o contexto ideológico de exaltação ao capitalismo e concentrar-se em como o enredo é conduzido, você vai se divertir muito com a evolução dos personagens deixando a trama bem redondinha.
Os desenhos de Norm Breyfogle tem um estilo anos 80 e traz o melhor que você puder entender sobre isso. Aquele traço detalhado que é admirável ainda que seja um pouco duro.
Flash Ponto de Fuga é uma excelente história que aproveita fatos históricos e junta com alguns detalhes da cronologia da DC. Ignore a bobagem de exaltação ao capitalismo e você verá uma trama bem construída que foi bem pensada do início ao fim. É uma pena que por se tratar de um universo alternativo, dificilmente esse material terá uma republicação.
Ficha técnica:
Publicado em: outubro de 2002
Licenciador: DC Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Edição única
Formato: (15 x 24,5 cm)
Colorido/Lombada com grampos
Preço de capa: R$ 6,90
Comentários
Postar um comentário