Black Science Volume 1 - Como Cair para Sempre



Nessa realidade, há cientistas que não se rendem aos ditames do poder financeiro e nem do poder público que determina o que vai ser investigado; ao explorar a chamada Ciência Sombria, Grant McKay descobriu que há muito além do seu planeta e da sua própria realidade. A Editora Devir publicou em 2019 o primeiro encadernado de Black Science que traz as primeiras 6 histórias dessa ficção científica do Universo Image. 

A equipe de Rick Mckay, líder da Liga Anárquica de Cientistas, ao explorar o Sempreverso descobre que ele é formado de múltiplas realidades alternativas e que por isso é muito fácil perder-se entre elas além de encontrar uma diversidade de seres que podem colocar a vida de todos em risco. Contudo nem todo o risco está lá fora, dentro da sua própria equipe, o cientista descobre que alguém sabotou o Pilar, aparelho capaz de atravessar realidades. Agora a equipe precisa sobreviver aos perigos, descobrir quem é o traidor da equipe e encontrar o meio de voltar a realidade da qual eles saíram. 



O roteiro de Rick Remender, apesar de enveredar um enredo complicado como realidades alternativas, gera encantamento e nos envolve do começo ao fim. Ele sabe lidar bem com o absurdo e com isso trazer reviravoltas que geram muito impacto. É uma leitura confortável na medida que o seu texto não é muito complexo e os seus personagens não são idealizados dentro de um preceito moral. Tanto viagens no tempo quanto realidades alternativas, o autor precisa ajustar os acontecimentos dentro de uma lógica que ele invente e com isso conseguir convencer o leitor sobre a existência daquele universo. O roteiro consegue fazer isso, explorar a dinâmica entre os personagens e sabe inserir as explicações de uma forma que não fique tedioso. 

O traço de Matteo Scalera tem personalidade suficiente para deixar o clima da história bem diferente, o seu estilo já me ganha por ter um quê de diferente e trazer uma linda ambientação alienígena. O artista explora bem as páginas duplas para detalhar as cenas nos momentos certos e conta com as cores intensas de Dean White que ajuda a acentuar a dramaticidade. 

Black Science Volume 1 é uma ótima história introdutória de ficcão ainda que seja um lugar comum os enredos de realidade alternativas. O grande mérito desse quadrinho é a forma como a história é conduzida e a personalidade marcante dos personagens. O final é tão surpreendente que apenas a confiança que o roteirista inspira nos dá a esperança de que ele vai saber explorar bem os ganchos de tal forma que o roteiro consiga sair bem da sinuca de bico em que ele se enfiou. Esse é um quadrinho adulto voltado para quem já tem afinidade em histórias que nos deixe tão confuso quanto os personagens.




Ficha técnica:
Título original: Black Science volume 1: How to fall forever
Editora original: Image Comics
Roteiro: Rick Remender
Desenhos: Matteo Scalera
Tradução: Kleber de Sousa
Formato: 17x26cm
Estrutura: 176 páginas, miolo colorido
Acabamento: Brochura
Peso: 375g (estimado)
Lombada: 1,3cm (estimada)
Público: adulto
Preço: R$ 68,00

Leia também da Editora Devir:




Comentários