Desde 2016 não havia quadrinho novo do herói piauiense Máscara de Ferro. Em 2020, Bernardo Aurélio que é o criador do personagem, resolveu publicar um arco inédito pela Editora Quinta Capa. Esse quadrinho traz quatro histórias que formam o arco completo em que o personagem vai ter que enfrentar uma invasão zumbi.
Enquanto Máscara de Ferro está nas ruas espancando zumbis com um cano de ferro, ele se esbarra com dois pesquisadores que precisam levar a solução da infestação de mortos vivos para um laboratório. Os monstros são um plano maligno estadunidense para dominação mundial que utiliza Teresina como cidade teste.
Bernardo traz um enredo tão maluco que é perfeito para um gibi de humor, já que é uma forma de brincar com distopias que, para inovar, trazem ideias cada vez mais surreais. É no humor que o autor encontra a liberdade de fazer o que quiser, já que quanto mais esquisito, mais engraçado fica.
Além disso, o autor explora muito bem a metalinguagem ironizando vários elementos das histórias em quadrinhos com piadas que funcionam. Ele aproveita pra usar de regionalismos na linguagem que só enriquece o texto. Os quadrinhos, assim como qualquer outra manifestação artística, tem uma mania de adaptar diálogos de forma aos personagens falar como youtuber sudestino. O Brasil é um país imenso com várias particularidades em cada Estado e diferenças que existem inclusive de uma cidade para outra. É na escrita que a gente pode ter contato com essas diferenças e por isso não faz o maior sentido ter uma língua padronizada para todos os personagens publicados no Brasil. A cultura que nos diferencia é aquilo que nos torna únicos e as expressões regionais fazem parte disso.
Com relação à história, há uma participação importante do personagem Narrador que acaba sendo um contra ponto para o jeito bem humorado do protagonista. O Narrador é complexo e se mostra muito interessante, ainda que o seu nome não tenha nada a ver com os seus poderes. Ele parece representar as ideias profundas e incomuns que permeiam a mente do roteirista. Apesar dessa dicotomia, a interação entre os personagens funcionou muito bem.
O traço de Bernardo é simples e cartunesco no tom exato que a história pede. Fiquem atentos aos detalhes do fundo do desenho onde ele coloca umas surpresas escondidas e animais, por exemplo, que não tem nada a ver com a cena mas que é um elemento que traz a graça pra cena. Apesar de ser um quadrinho de humor, por se tratar de zumbis, o autor solta o braço na violência e não se furta de mostrar cabeças voando e demais membros arrancados. Nos desenhos, a capa acabou ficando aquém do que se encontra no conteúdo interno.
Máscara de Ferro vs Zumbis é um ótimo quadrinho pra quem está procurando por um material leve e divertido. Um personagem que demorou tempo demais pra reaparecer com material inédito mas que retorna em grande estilo.
Ficha técnica:
Publicado em: 2020
Licenciador: Quinta Capa Quadrinhos
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Edição única
Formato: (21 x 13,5 cm)
Preto e branco/Lombada com grampos
Preço de capa: R$ 20,00
Comentários
Postar um comentário