Demolidor - Revelado


 Um cara cheio de foba aparece em Nova York para adentrar-se junto aos capangas do Rei do Crime. O cara se encosta no fato de ser filho de um mafioso de Nova Jersey. Sammy Silke é jovem e faz um pacto com os capangas do Rei para destituir a liderança dele. O fato é que, além de irritar muito o maior gângster da cidade, esse mesma pessoa petulante vai deixar a vida do Demolidor de cabeça pra baixo. O arco Revelado foi publicado pela primeira vez em 2003 no mix da revista mensal Hulk e Demolidor e ganhou um encadernado de luxo em 2015. 

Sammy Silke gostaria de se livrar de vez de Matt Murdock, cuja atuação estava enchendo o saco do pai. Isso é recusado com veemência pelo Rei. Após muita insistência, ele descobre que o motivo disso era porque o vilão sabia que essa era a identidade secreta do Demolidor. Esse era a gota d'água para Silke tomar uma atitude e para isso consegue um aliado bem influente. 

O roteirista Brian Michael Bendis parte de uma premissa muito similar as perguntas de comentários de Facebook. "Por que o Rei simplesmente não mata o Demolidor já que sabe há tanto tempo da sua identidade e, para quê manter isso em segredo?" Apesar de parecer tão banal, o enredo vai ficando cada vez mais interessante à medida que vai sendo desenvolvido. Além disso, o autor trabalha os dois aspectos do personagem: o herói que precisa manter a sua identidade secreta e a do advogado talentoso. Uma narrativa centrada bem mais nos diálogos do que na ação. Aqui não tem tanto o foco do herói contra vilão mas como a escolha de ser um herói impacta a própria vida quanto a de outras pessoas sejam elas queridas ou até odiadas. 

Os desenhos são feitos em sua grande parte por Alex Mallev, os três capítulos finais ficaram por conta de Manuel Gutierrez e Terry Dodson. O traço de Mallev que é bem realista e detalhado garante o ar sério que o gibi merece passando longe de um típico gibi de herói, o artista tem a habilidade de utilizar de sutilezas na expressão dos seus personagens além de uma habilidade narrativa que permite que o roteirista possa abrir mão dos balões e recordatórios em uma das partes,permitindo que o desenho guie toda a narrativa. Infelizmente Mallev não fez todo o arco, os desenhistas posteriores tem um estilo mais próximo dia quadrinhos de heróis habituais e não souberam encontrar o tom ideal da reação emocional dos personagens no momento da história que se centra num julgamento, que é quando a história concentra-se na atuação do advogado Matt Murdock. Nesse momento, a falta da sincronia entre texto e arte parece ter afetado na qualidade do roteiro. 

Demolidor Revelado é uma história acessível para qualquer leitor, aliás se você nunca leu uma hq do personagem por receio de encontrar lutas banais de heróis contra vilões, essa história é uma excelente porta de entrada para o personagem. A história centra-se nas consequências em tomar a decisão de ser um herói como o Demolidor tanto para Matt quanto para as pessoas ao seu redor. O único detalhe que pode causar estranhamento é o fato do Rei estar cego, mas nada que comprometa a compreensão da mesma. Esse é um gibi voltado para um público adulto que tem uma excelente sincronia entre roteiro e desenhos. 


Compre aqui


Ficha técnica:

Tradução: Marcelo Soares e Fernando Lopes

Publicado em: junho de 2015

Editora: Panini
Licenciador: Marvel Comics
Número de páginas: 356
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Capa dura

Preço: R$115,00


Leia também:






Comentários