Júlia aventuras de uma criminóloga 8 - Se as Montanhas Morrem

Sucessivas mortes ocorrem numa terra indígena e com a fama vasta de Júlia Kendall, ela é chamada a ir até lá ajudar a descobrir o mistério que ronda esses crimes. A Mythos Editora republicou em junho de 2020 essa edição em formato italiano. 

Júlia é um quadrinho italiano ambientado nos Estados Unidos, essa história acontece no Estado de Dakota do Sul onde vivem povos indígenas. Pra variar, homens brancos tem o interesse em se apropriar das terras deles para explorar as riquezas que ainda existem ali. Há tribos que tentam manter acordos com os brancos para tentar estabelecer uma relação harmoniosa e outros grupos que querem preservar os seus costumes e evitam ceder espaços de uma território que eles já têm a posse, naturalmente há interesses conflitantes desses grupos e por isso há conflitos. 

O roteirista Giancarlo Berardi faz não apenas uma história de mistério mas se adentra nas especificidades de uma vida de grupos minoritários que lutam pela sobrevivência e mostra que a destruição das tribos não se dá apenas através da bala mas a falta de condições essenciais para a dignidade levam pessoas a abandonar as suas famílias ou a recorrer ao uso compulsivo de drogas como o álcool. Além da denúncia de problemas sociais o roteiro procura trazer um pouco dessa cultura tão distante mostrando seus contos e rituais. 

Para quem se incomoda com o fato do gibi de Júlia ter pouca ação vai se encantar com essa edição. Aqui a bala come e há luta física, além do perigo do ataque de um animal selvagem. É quase uma Júlia no mundo do Tex. 



Em outro texto eu citei que a qualidade do gibi em roteiro e desenho me deixa mal acostumado que eu acabo sendo muito exigente, os desenhistas Giorgio Trevisan e Laura Zucheri apenas contribuem para isso. Não se engane com a capa (eu a acho feia) o miolo dessa hq vai lhe surpreender com o detalhamento. As imagens da chegada do protagonista no local mostra que é um lugar tão abandonado que até às árvores foram embora dali. Uma paisagem no meio do nada cercada por serras e muita areia. Essa é uma edição pra você aproveitar cada imagem com uma garrafa d'água do lado já que a gente sente a sensação de seca dali. 

Júlia aventuras de uma criminóloga 8 é uma história excelente que trata um pouco da situação social de conflito em que indígenas vivem, os povos originários que são obrigados a ter uma lutar pela sobrevivência para garantir o bem estar dos descendentes dos invasores. O maior destaque dessa edição são os detalhes dos desenhos. Um quadrinho pra ser lido devagar como quem aprecia uma viagem de férias para lugares sossegados. 

Compre aqui


Ficha técnica: 

Tradução: Júlio Schneider

Publicado em: julho de 2020

Comentários