Os cientistas em produtividade têm a mente inquieta, a todo momento eles procuram aprofundar-se na sua área de conhecimento. Assim ocorre com Astronauta Pereira, personagem do Maurício de Sousa que em 2012 inaugurou a primeira hq do selo adulto chamado Graphic MSP, publicado pela Editora Panini. De lá para cá, o autor Danilo Beyruth escreveu mais quatro histórias do personagem, conquistou vários prêmios com seus gibis, escreveu quadrinhos pra editoras estadunidenses e está produzindo o seriado em animação do Astronauta que vai sair pela HBO.
Astronauta vai explorar um fenômeno raro chamado Magnetar e em meio à pesquisa, vê a sua nave sofrendo um sério dano que o obriga a passar vários dias por lá isolado, pensando como iria solucionar esse problema.
Esse gibi vai a fundo na essência da ficção científica, o autor faz uma pesquisa minuciosa sobre esse fenômeno para passar ao leitor uma forma mais simples de compreendê-lo, claro que a história tem algumas adaptações sobre a astrofísica pra poder deixar o roteiro interessante. Contudo não espere desse gibi uma cartilha de escola, o gibi coloca elementos de aventura ao acompanhar sobre as tentativas do protagonista em sair de uma situação com prazo para a sua sobrevivência.
Danilo Beyruth consegue inserir elementos distantes como ciência, emoções e aventura. A história lembrou-me quando eu fiz um projeto de pesquisa com uma colega e o professor perguntou se a gente estava preparado emocionalmente para aquilo. "A pesquisa é uma atividade muito solitária já que preenche muito do seu tempo, exigindo que você abra mão de outras coisas." Nesse aspecto, o roteiro explora muito bem essa sensação e o quanto isso pode afetar a saúde mental do pesquisador. O autor entrega uma história redondinha e não esquece de inserir ação para dar dinamicidade à narrativa.
O traço de Beyruth é cartunesco mas dentre os cenários maravilhosos, ele sabe utilizar de forma criativa o enquadramento da página deixando a interação texto-desenho excelente.
Astronauta Magnetar é o quadrinho que inicia o selo Graphic MSP e o faz de uma forma que deixa compreensível o sucesso das demais publicações nesses nove anos. Esse é um gibi escrito para o leitor adulto mas que pode ser lido por pessoas de quaisquer idade, principalmente aos que gostam de histórias baseadas em conceitos científicos e que sabe mesclar com uma aventura que deixa o leitor apreensivo com a situação.
Ficha técnica:
- Marcas: Graphic MSP, Mauricio de Sousa, Turma da Mônica
- Número de páginas: 80
- Lombada/Encadernação: Quadrada
- Tipo de capa: Dura
- Data de Lançamento: 21/09/2020
- Preço: R$ 45,00
Comentários
Postar um comentário