Primeiras Impressões - East of West Volume 2



East of West é um gibi futurista publicado pela Editora Devir que mistura muitos elementos sobre ele. Se você gosta que coloquem política nos seus quadrinhos, prepare-se porque além disso tem distopia, ficção científica, magia ... dentre outras coisas. A impressão que eu tenho ao ler esse gibi é: o autor vai conseguir amarrar todas as pontas e entregar uma história coerente até o final da sua publicação?

Isso só será respondido dando sequência nas leituras, mas o fato é que a hq é escrito por Jonathan Hickman que revolucionou o Quarteto Fantástico ampliando o conceito da equipe e desembocando na Fundação Futuro, uma fase excelente da Primeira Família da Marvel que eu fiz algumas resenhas aqui no blog. Além disso, ele esteve alguns anos com os Vingadores e criou toda uma trajetória que desembocou na elogiada Guerras Secretas do Século XXI. Se você ainda quer mais um exemplo do potencial do autor, Hickman atualmente escreve a nova fase do X-Men (que em breve pretendo resenhar aqui) e que trouxe os mutantes novamente para o topo das vendas e dos elogios dos resenhistas. 

East of West, publicado nos EUA pela Image, já foi indicado ao prêmio Eisner em 2014 na categoria Melhor Série, nesse mesmo ano Hickman também foi indicado como melhor roteirista e o desenhista da série Nick Dragotta concorreu como Melhor Artista.

Por falar em Dragotta, ele utiliza nessa série um traço bem típico de super-heróis mas eu destaco a sua criatividade em inventar detalhes da ambientação futurista com todos os apetrechos tecnológicos que tanto fascinam àqueles que gostam do gênero de ficção. 



Deixo agora pra vocês o texto de divulgação da Editora Devir que vai publicar esse álbum em outubro de 2020:

Assim é o mundo. Não é o que queríamos, mas é o que merecemos. Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse vagam pela Terra, sinalizando o Fim dos Tempos para a Humanidade, e a nossa melhor chance de sobreviver está nas mãos da MORTE!"

É um momento raro quando nos deparamos com um título e, depois da primeira leitura, percebemos que temos uma coisa especial nas mãos. EAST OF WEST é um desses momentos e também é um dos melhores trabalhos de Jonathan Hickman, com a arte de Nick Dragotta no seu auge e todo o talento do colorista Frank Martin, são poucos os quadrinhos capazes de fazer o que EAST OF WEST faz. Uma história sobre o Apocalipse que mistura faroeste, ficção científica, a Bíblia e envolve vingança, romance, traição, misticismo etc. parece uma coisa quase impossível, mas Jonathan Hickman e Nick Dragotta mandam muito bem e entregam uma história surpreendente.

Nossa HQ começa com episódios autocontidos, ao mesmo tempo em que cria um cenário maior, que torna a espera para o próximo volume angustiante. As ilustrações e o roteiro primorosos fazem deste um dos melhores lançamentos do ano.

EAST OF WEST é um projeto autoral de Jonathan Hickman para a Image Comics (onde ele já publicou PROJETO MANHATTAN e THE BLACK MONDAY MURDERS, entre outros trabalhos), que produz uma narrativa fundamentada e inspirada, com momentos intensos e diálogos marcantes.

Com EAST OF WEST, a Devir acrescenta mais uma obra-prima a um catálogo que é referência de quadrinhos empolgantes e inteligentes. Trata-se de um trabalho completo e a história é algo especial que merece todos os elogios que já recebeu e ainda vai receber, e é um forte candidato a virar uma das novas séries favoritas dos leitores, pois tem de tudo para todo mundo. Uma história de faroeste e ficção científica com uma versão alternativa da História sobre os Quatro Cavaleiros do Apocalipse envolvidos em um conflito que pode significar o fim dos tempos. É assim que o mundo acaba. Não com uma explosão, mas com uma sistemática destruição interna causada por aqueles que o lideram. Tudo o que nos separa do esquecimento é Morte.

Durante a Guerra Civil americana, um acontecimento celestial muda o rumo da História que conhecemos: os EUA se dividem em sete territórios, surgindo assim as Setes Nações da América, que são guiadas pela palavra d'A Mensagem, uma profecia enigmática cuja finalidade é provocar o apocalipse. Acreditando que isto é inevitável e necessário, os líderes dessas nações - conhecidos como Os Escolhidos - trabalham com os três Cavaleiros do Apocalipse remanescentes (já que a Morte se afastou para cuidar de seus próprios interesses) para garantir que a profecia se concretize.

Todos os personagens são bem desenvolvidos, com a dose exata de mistérios a serem desvendados nos próximos capítulos e uma arte e cores espetaculares. O design elaborado das personagens, das vestimentas, dos locais e ambientes são muito interessantes, combinando perfeitamente os elementos de ficção científica e de faroeste, como o cavalo mecânico da Morte, por exemplo.

O primeiro volume termina com um clímax chocante e explosivo, deixando um gostinho de quero mais, o que não é nenhuma surpresa, afinal é uma HQ de Jonathan Hickman, e a leitura sempre é envolvente e gratificante.

Uma das HQs mais criativas e bem escritas dos últimos tempos, fazendo ótima companhia para o PROJETO MANHATTAN e BLACK MONDAY MURDERS. 

É óbvio que Jonathan Hickman e Nick Dragotta estão contando uma história épica aqui, tão densa e consistente que é difícil não querer ler mais.

Compre aqui


Ficha técnica:

Editora original: Image Comics

Roteiro: Jonathan Hickman

Desenhos: Nick Dragotta

Tradução: Érico Assis

Formato: 17 x 26 cm

Estrutura: 144 páginas, miolo colorido

Acabamento: brochura


Conheça a Devir Brasil


Leia também da Editora Devir:

Marcha para a Morte! - o mangá que escancara o horror e a estupidez da guerra

Nonnonba - o mangá que mostra o folclore japonês

Uzumaki - o aterrorizante mangá adulto de Junji Ito

Primeiras Impressões - Astra Lost in Space Volume 3

Garimpando Notícias - Editora Devir conclui a publicação de The Boys no Brasil


Comentários