Para Todos os Tipos de Vermes é uma ficção distópica escrita por Kione Ayo que mostra um pouco da vida de Anokye, um intestinal, um tipo de trabalhador que faz os serviços menos valorizados, o mundo em que o protagonista vive na verdade é um verme gigante. Esse livro faz parte do projeto Narrativas Periféricas da Editora Mino em que pessoas da periferia tiveram seus talentos lapidados sobre a construção de narrativas em quadrinhos e tiveram as suas histórias publicadas.
A autora Kione Ayo apresenta ao leitor esse estranho mundo que têm como semelhança ao nosso as diferenças de classes. Tudo se complica quando uma amiga do protagonista é diagnosticada com uma doença fatal.
A história do gibi é interessante mas a autora acaba lançando tantos elementos desse mundo que o entendimento acaba ficando prejudicado e, por isso, o meu interesse na história tendeu a diminuir. Os autores geralmente podem optar por fazer uma introdução e ambientar o leitor ou, como no caso desse gibi, já jogar o leitor na história e em seguida inserir as explicações. O risco dessa decisão é fazer com que o leitor perca a curiosidade com a sensação de estranheza que parece não passar, que foi o que aconteceu comigo.
O ponto alto do gibi está na diagramação das páginas em que a autora soube utilizar bem o formato dos quadros para que cada página fosse bem diferente das demais. Além disso, Ayo possui um traço esquisito que casa bem com o ambiente da história. A autora tem uma nítida influência dos mangás e é possível perceber nessa obra características narrativas afins, como onomatopéias como verbos e as expressões exageradas dos personagens.
Para Todos os Tipos de Vermes é uma história estranha de ficção de um mundo com algumas semelhanças ao nosso. O enredo não conseguiu prender a minha atenção, apesar disso a autora acerta na diagramação das páginas e no seu traço com personalidade e atípico que se encaixa bem com o mundo que ela nos apresenta. Eu espero que ela revisite esse universo que ela criou com outras histórias já que além do nítido talento para o desenho e disposição dos quadros, esse mundo cheio de vermes ainda tem muito o que ser explorado.
Ficha técnica:
Publicado em: maio de 2020
Editora: Mino
Número de páginas: 56
Formato: (16,5 x 24 cm)
Preto e branco/Lombada quadrada/capa cartão
Preço de capa: R$ 35,00
Formato: (16,5 x 24 cm)
Preto e branco/Lombada quadrada/capa cartão
Preço de capa: R$ 35,00
Leia também de Narrativas Periféricas:
Comentários
Postar um comentário