Eu Matei Adolf Hitler - uma surpreendente ficção de Jason

Imagine um mundo em que um matador de aluguel é um trabalhador tão comum quanto um padeiro ou um engenheiro, não interessava o motivo que a pessoa poderia querer matar a outra, bastaria pagar e o cara simplesmente matava a outra. O protagonista assassino recebe uma encomenda de matar Adolf Hitler com a ajuda de uma máquina do tempo. Pronto! É apenas isso o que você precisa saber sobre enredo da história. Essa é uma graphic novel escrita e desenhada pelo norueguês Jason pela editora Fantagraphics e foi publicada no Brasil pela Editora Mino em 2019. 

Esse é um quadrinho surpreendente, por isso, quanto menos você souber sobre ele, mais poderá aproveitar da leitura. Mas fique tranquilo amigo leitor vou fazer comentários aqui sobre a obra com todo cuidado para não estragar a sua experiência. 

O gibi tem uma leitura muito rápida com uma linguagem simples, contudo é preciso ficar atento às sutis reflexões que o autor faz, aliás se um adjetivo pode definir bem esse gibi é "sutileza". 

O traço do autor é cartunesco e ele utiliza apenas animais antropomórficos, mas não se engane, esse é um quadrinho adulto. Os desenhos além de serem adequados ao ritmo acelerado do enredo, traz soluções simples para que o leitor concentre-se no que há realmente de relevante na história. Para que uma máquina do tempo vai ter milhares de botões? Não é o maquinário da aeronave que vai importar, o que importa é que houve uma viagem no tempo e o protagnista utilizou tal meio para chegar lá, por isso basta o personagem apertar um botão e ele já está lá! É esse tipo de simplificação utilizado em outras situações que enxuga a narrativa, mostrando aquilo que é essencial. 

A simplicidade tanto dos diálogos quanto das saídas narrativas para o desenho escondem algumas temáticas mais profundas que o autor toca. O fato é que seja como uma leitura superficial ou seja para o leitor atento a algumas pequenas mensagens subliminar, o gibi diverte com a sua narrativa fluida. Uma ótima leitura para ler numa rápida sentada. Se você já imagina o que vai encontrar na história, eu preciso dizer que você necessariamente será surpreendido, seja para gerar uma frustração ou encantar-se ainda mais. Jason conseguiu me amarrar num gênero de história e ao final me colocar em outro e, para mim, isso foi o diferencial na leitura.

Eu Matei Adolf Hitler é um gibi aparentemente simples de leitura rápida mas que escondem sutis reflexões mais profundas. Um quadrinho adulto que serve como referência a como usar bem uma linguagem direta além de várias saídas narrativas para quem gosta de desenhar. Evite maiores detalhes sobre o gibi e permita surpreender, o que para mim foi uma ótima experiência. 


Ficha técnica:
Publicado em: abril de 2019
Editora: Mino
Licenciador: Fantagraphics
Número de páginas: 48
Formato: capa cartão com orelhas/ colorida/ 18 x 25 cm
Preço de capa: R$ 44,00
Traduzido por: Dandara Palankof

Leia também da Editora Mino:


Comentários