O primeiro arco de Júlia chega ao fim, nessa história em três partes a aventura é narrada pela assassina e isso possibilita que a gente entenda um pouco da sua história de vida a partir do seu ponto de vista. Como não podia deixar de ser de um roteiro inspirado na psicanálise, a assassina conta como foi a formação do seu superego na infância. Para a psicanálise, o superego é um dos três agentes que integram o aparelho psíquico, cabendo ao superego a função de estabelecer as normas sociais que irão delimitar o controle dos impulsos.
O quadrinho além de mostrar a história da antagonista, nos guia sobre as suas ações e como ele executa o plano que a levará a vingar-se da sua algoz: Júlia Kendall. A criminóloga ainda apreensiva com a fuga da vilã, estuda um meio de prevê os seus próximos passos.
O roteirista Giancarlo Berardi conduz muito bem o roteiro afim de encerrar o arco de uma forma que fique claro as motivações de Myrna Harrod, a assassina. Para não deixar o clima exclusivamente tenso, o autor mescla com momentos descontraídos principalmente quando Norma, a irmã de Júlia, chega para fazer uma visita.
Os desenhos são de Gustavo Trigo cujo destaques são a sua capacidade de ambientar bem as cenas e a sutileza narrativa que são bem aproveitada nos quadros sem texto, quando mesmo ele revelando parte da cena, é possível entender o que está acontecendo ali. Contudo eu não gosto tanto quando ele faz a fisionomia dos personagens que, apesar da boa expressividade, intercala uns momentos de uma simplicidade que não me agrada, principalmente quando ele retrata Emily, a empregada doméstica preta que ele a representa com um traço animalesco.
Júlia Na Mente do Monstro é uma excelente história que além de encerrar bem o primeiro arco, apresenta em detalhes uma vilã que teve uma vida maculada fruto de uma infância cheia de problemas nos seus relacionamentos familiares. Eu indico que você leia as três primeiras edições para compreender melhor a história que introduz bem a criminóloga Júlia Kendall.
Ficha técnica:
Publicado em: novembro de 2019
Editora: Mythos
Número de páginas: 132
Formato: 16 x 21 cm/ Preto e branco/ Lombada quadrada/ capa cartonada
Preço de capa: R$ 28,90
Comentários
Postar um comentário