Viúva-Negra - A Mais Delicada Trama


A Viúva-Negra era uma espiã russa que saiu fugida do seu país para os EUA. Eu não sei muitos detalhes sobre a sua vida e essa história não tem a intenção de esclarecer isso. Com todos os mistérios que cercam Natasha Romanov, o fato é que ela é uma Vingadora que usa o seu tempo livro fazendo missões para arrecadar dinheiro para o seu fundo de caridade. Aqui podemos acompanhar o cotidiano de uma heroína cujos laços podem ser um risco de vida, já que espiões também são espionados e há muita gente interessado em vê-la há sete palmos. 

Para viabilizar o seu intento de ganhar uma grana, Natasha tem uma espécie de procurador, Isaiah é um advogado que analisa a proposta do cliente para saber quais são as suas reais intenções. Contudo dentre os seus desafios, a espiã conta com um que vai tomar bastante do seu tempo. Um fanático religioso russo que está em missão divina eliminando alguns embaixadores entre os diversos continentes. É claro que para uma ameaça assim a SHIELD vai estar envolvida e a agência é quem contrata os serviços da Viúva-Negra.

A história foi publicada no Brasil em 2016 em três encadernados de capa cartão pela Editora Panini. O primeiro encadernado é entitulado A Mais Delicada Trama e traz o enredo que eu já mencionei. No segundo entitulado A Mais Intrincada Teia, a Viúva Negra sai realizando suas missões secretas mundo afora só que tanto mistério acaba afetando a sua relação com os outros heróis, seja em encontros que ocorrem de forma inesperada ou seja porque os Vingadores e a Shield realmente precisam saber o que exatamente a ruiva está fazendo. O terceiro encadernado é Últimos Dias e a ameaça se amplia e atinge status mundial. Tudo isso acontece durante a iniciativa Totalmente Nova Marvel que é quando milhares de descendentes de inumanos desenvolvem seus poderes com as Névoas Terrígenas, contudo a história da Viúva Negra não toca nesse assunto e o título da fase da Marvel na capa é apenas para situar o leitor em que época a história ocorre. 



Os encaderndos não tem uma trama única. Cada um deles tem uma história diferente. O segundo encadernado é o menos interessante, nele a Viúva Negra interage com Demolidor, Soldado Invernal, Justiceiro, Gavião Arqueiro e a filha do Wolverine, a X-23. Esses encontros lembram os encontros de heróis nos anos 80, nada muito bem elaborado é só um quebra pau e pronto, com exceção da participação do Justiceiro, que nesse caso é um crossover (a história inicia na revista Black Widow e concui em Punisher) em que o autor mostra o mesmo  acontecimento do ponto da Viúva Negra e do Justiceiro. As demais histórias dessa edição poderia ser resumida em poucas páginas já que basicamente tem a intenção de mostrar "olha como eu sou uma grande espiã que não se importa em obedecer regra de ninguém!". 

O que o roteirista Nathan Edmondson quis retratar é o dia a dia da heroína. Imagine que você está com o diário de Natasha Romanov e lê algumas folhas no meio. Não é nem uma história de origem e nem tampouco é uma história com uma trama que precisa de uma solução. Edmondson mostra como é ser a Viúva Negra deixando com que o leitor saiba tanto quanto os amigos dela, ele aproveita pra aprofundar a necessidade de ela ser uma personagem solitária na maior parte da sua vida e o que a leva a ser assim.

Os desenhos de Phil Noto é uma arte pintada que tem uma grande importância na narrativa. No primeiro encadernado, muito da cena é compreendida em quadrinhos sem balões, apenas pela expressão e na ação vista pelo desenho, em algumas páginas o artista utiliza de tanta sutileza que para alguém que está começando a entender a linguagem dos quadrinhos, vai encontrar alguma dificuldade de compreensão. 

Viúva Negra A Mais Delicada Trama, A Mais Intrincada Teia e Últimos Dias são encadernados focados em como é ser uma espiã quando se está longe dos Vingadores e como isso afeta a sua vida particular. Se você está interessado em conhecer a origem da personagem, não é aqui que você vai encontrar. Trata-se de uma ótima história que tem um desenvolvimento ruim devido a forçar a personagem a interagir com o Universo Marvel e que acaba não tendo uma trama para justificar esses encontros de personagens. Apesar disso é uma ótima história que é melhorada com a arte pintada dos desenhos. Se você está começando a ler quadrinhos, eu não recomendo começar por aqui, aos demais leitores, eu deixo o convite pra visitar essa história mas sem grandes expectativas de ler uma história clássica, é uma boa opoetunidade de entender algumas particularidades da personagem e principalmente o porquê de ela não estabelecer fortes vínculos afetivos.


Leia também:





Comentários