Júlia aventuras de uma criminóloga 2 - Objeto de Amor


Júlia Kendall está arrasada! Afinal na sua função de investigar criminosos, um erro custa vidas humanas. Enquanto isso, a pessoa responsável pelos assassinatos faz mais vítimas, dessa vez homens. Essa é a segunda edição do gibi da criminóloga que dá continuidade a história da primeira edição. 

Os psicopatas são pessoas que podem exaltar simpatias e exercer fascínio. Foi assim que a adolescente Ruby que, após ser salva de um macho lixo e vê-lo assassinado, passa a seguir aquela pessoa perigosa. Enquanto isso, a atordoada Júlia Kendall vai buscar um cólo com a sua avó, o que nos permite descobrir a tragédia que tirou a vida dos pais da protagonista e que ela tem uma irmã chamada Norma. Entre esses acontecimentos, um repórter sem noção tem interesse em descobrir quem é o assassino serial para entrevistá-lo. 

O gibi acaba ficando melhor de uma edição pra outra. Dá a impressão de que um editor apontou alguns problemas da edição anterior que não se repetiram nessa. Eu detalho esses problemas na minha resenha do primeiro número (o link vai estar no final desse texto). Nessa história, Júlia aparece mais humana e consegue mostrar mais as suas emoções, diferente da pedra de gelo em forma de mulher da edição anterior. Além disso, o racismo e o machismo estrutural deram uma aliviada. 

Os detalhes da infância e da tragédia na vida da protagonista nos desperta um sentimento de empatia e curiosidade que nos deixa com vontade de ler as demais histórias. O roteirista Giancarlo Berardi aprofunda a característica que é o diferencial do seu gibi: a forma como ele insere o conhecimento de psicologia (em especial da abordagem psicanalítica) na história. Júlia vai traçando as possibilidades da ação da antagonista a partir da análise da formação do aparelho psíquico e dos traumas sexuais, algo que poucos autores de qualquer mídia (filmes, série, romances, novelas) conseguem usar tão bem. 

Os desenhos dessa edição são de Corrado Roi que deixa as páginas mais claras e facilita a visualização dos acontecimentos. Além disso, ele detalha melhor os personagens apesar de não utilizar de tantos recursos narrativos.

Júlia aventuras de uma criminóloga - Objeto de Amor dá continuidade a primeira edição e possibilita que a gente conheça melhor sobre os sentimentos da personagem. Uma ótima história. 

Assassina serial em ação


Destaques da obra:
- é mencionado sobre a morte dos pais de Júlia
- primeira aparição da sua irmã Noeme

Ficha técnica:
Publicado - outubro de 2019
Editora - Mythos
Número de páginas - 132
Formato - 16 x 21 cm/ Preto e branco/ 
                   Lombada quadrada/ capa cartão
Preço de capa - R$ 28,90

Leia também:

Comentários