Boteco dos deuses - as tirinhas de Carlos Ruas sobre as diversas divindades


Imagine que o destino da humanidade está a mercê de um grupo de deuses que se encontram em um boteco, todos eles disputam a fé dos humanos e aproveitam para se divertir manipulando esses mortais com os seus poderes. O quadrinhista carioca Carlos Ruas se diverte e nos diverte com várias situações inusitadas. O livro da editora Verus é um apanhado de tirinhas com esse e outros temas que o autor publica em seu blog "Um Sábado Qualquer" e em suas redes sociais desde 2009. 

Ruas traz conhecimentos específicos de cada divindade dos diversos continentes mas o seu foco é no Deus cristão já que é a entidade mais conhecida entre seus leitores. Foi da ideia da criação do mundo que o autor traz Luciraldo (uma versão do demônio Lucifer), Adão e Eva, Caim além de figuras relevantes para a humanidade como Darwin e Chico Xavier e não podia abrir mão de se inserir como persinagem e de retratar alguns tipos de leitores das suas tirinhas. 

O humor que você irá encontrar no livro varia desde a comédia pastelão, a piadas que requer conhecimentos específicos das religiões até uma crítica social. Contudo o autor passa uma mensagem sem agressividade ou deboches e consegue fazer rir com as suas sacadas sutis. É por isso que ele consegue agradar inclusive pessoas com uma religiosidade atuante. 

O autor consegue tirar de mim gargalhadas nas piadas relacionadas a linguagem como quando ele transforma as metáforas em situações concretas e ao mesmo tempo ele consegue tocar em temas polêmicos como hipocrisia, feminismo, tolerância e as falsas certezas. 

Apesar do seu traço ser bem fofinho, o livro foi escrito para leitores adultos, por isso, dê uma lida em todo o livro antes de você decidir oferecê-lo a uma criança, até mesmo porque várias piadas mesmo que não tenham cunho sexuais não serão acessíveis para a compreensão delas.

Boteco dos deuses é um livro que se atreve a fazer humor com a espinhosa temática que é a religião, mas não têm a intenção de escandalizar ou ofender ninguém. É bem verdade que ele não é indicado para quem rejeita a ideia de fazer qualquer piada com a representação de Deus ou Jesus. Por outro lado, para quem consegue fazer a distinção da sua fé e diferenciá-la de uma tirinha bem humorada, vai se divertir muito com o livro. 

Se você ainda não segue a página de Carlos Ruas Um Sábado Qualquer nas redes sociais corrija esse erro agora! Ele está no Instagram, Facebook e Twitter.


Ficha técnica:
Publicado em - julho de 2012
Editora - Verus
Número de páginas - 128
Formato - (21 x 21 cm)
Colorido/Lombada quadrada
Preço de capa - R$ 59,90


Leia também:






Comentários