Cascão Temporal - um alento em tempos de isolamento


As Graphic MSP são histórias fechadas escritas para um público mais veterano que o habitual dos gibis da Turma da Mônica.  Nesse álbum, o protagonista é o personagem que não gosta de tomar banho numa história de superação quando ele se encontra numa situação bem chata.

Os pais do Cascão vão para um cruzeiro, com o seu pavor de água habitual, o garoto recusa-se a ir. Assim, a única solução é que ele vá para a casa do seu tio Gerson. Cascão mal conhece esse seu tio e imagina que a sua ida para lá vai ser uma experiência desagradável. Em meio a uma situação tão nova (passar um fim de semana na casa de um tio estranho), cai um temporal daqueles que parece que não vai acabar nunca! O garoto está "ilhado" e agora a angústia é saber como essa experiência pode ser diverdida.

O autor desse gibi é Camilo Solano e vem produzindo histórias em quadrinhos desde 2013. Em 2017 ele chegou a ser finalista do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos pelo gibi Semilunar, publicado pela Balão Editorial. Em 2018, ele produziu o Fio do Vento pela Editora Veneta. O autor recebeu com muito entusiasmo o convite para fazer uma Graphic do Cascão.



Solano tem um traço bem cartunesco, quando eu estava lendo, parecia que eu estava assistindo um episódio do Irmão do Jorel, tanto pela aparência quanto pelo ritmo da história. O mais surpreendente é que, ao mesmo tempo que parece uma animação, o Cascão parece ser um garoto que a gente já viu em algum lugar. Essa foi a sensação do meu enteado ao folhear o gibi, uma sensação que dá ao traço uma conexão ao mundo real. Os desenhos são excelentes e impõe um ritmo próprio a leitura. A minha sensação era de querer acompanhar a sequência na mesma velovidade que age um garoto cheio de energia. Porém isso iria me impedir de apreciar os detalhes da construção das cenas, principalmente dos compartimentos da casa do tio Gerson. Os detalhes de lá acabam nos introduzindo a sua personalidade, por isso a importância de tentar segurar o ritmo acelerado da leitura, fora que o ambiente traz surpresas escondidas. Por falar em surpresa, a história me surpreendeu com um personagem clássico e inusitado.
O gibi trata de como as ideias pré concebidas nos prendem e isso impede de descobrir o novo e mostra que o estranho pode ser bem agradável à medida que a gente se permite a conhecê-lo. Um outro tema que me tocou foi o fato de a situação que o Cascão se encontra é de isolamento, a história então mostra que, com a nossa criatividade, é possível reverter a sensação ruim que isso nos traz.

O mundo se encontra hoje em uma pandemia em que a sensação preponderante é que tudo ainda vai piorar. Cascão Temporal coincidentemente aparece com uma mensagem de esperança e entusiasmo dentro do real. Adultos e crianças estão tendo que conviver juntos diurtunamente e os cuidados a serem tomados devem ser associados com coisas que nutrem sentimentos que tragam conforto para que se possa suportar esse momento. É por isso que essa história é excelente para ser lida com quem está com criança em casa, uma mensagem de que é preciso confiar que o tempo é mutável já que mesmo quando em uma hora está tudo sombrio, em outro momento haverá novamente luzes, cheiros e sons e a experiência anterior será apenas uma lembrança.

Cascão Temporal é uma excelente Graphic MSP escrita e desenhada por Camilo Solano. O autor passa numa história simples, mensagens profundas de vivência que vale a pena ser lida por pessoas de qualquer idade. Eu recomendo inclusive que um adulto leia essa história com uma criança, acredito que ela tem a ensinar a todos.

Compre aqui


Ficha técnica:
Cascão Temporal
Publicado em: Março de 2020
Editora: Panini
Número de páginas: 100
Formato: 19 x 26cm/colorido/capa cartão ou capa dura
Preço de capa: R$ 31,90 (capa cartão); R$ 41,90 (capa dura)

Leia também:
Capitão Feio Tormenta o segundo álbum do vilão pelo selo Graphic MSP

Tina Respeito a graphic novel que mostra o desefio em ser mulher

Piteco Fogo uma surpreendente aventura pré-histórica

Horácio Mãe o personagem preferido de Maurício por Fábio Coala

Cebolinha Recuperação a 20 Graphic MSP por Gustavo Borges

Comentários

  1. 👏👏👏👏💜 Muito interessante imaginar o personagem Cascão sob essa nova perspectiva e saindo dos traços de desenhos que já conhecemos! Eu leria! Parabéns pela análise!

    ResponderExcluir

Postar um comentário