Vingadores Secretos - Salve o Império


Após o sucesso dos filmes dos Vingadores, a Marvel resolveu pipocar equipes para todos os lados usando esse nome. Os Vingadores Secretos é uma equipe de heróis que, junto com alguns agentes da SHIELD, iriam fazer missões que ninguém mais saberia, a equipe seria desconhecida pelos demais Vingadores e até pela SHIELD. Fez parte da equipe: Viúva Negra, Mulher-Aranha dos Vingadores e Nick Fury e Phil Coulson da SHIELD. A equipe era comandada por Maria Hill que tinha o vilão Modok trabalhamdo pra ela.

Esse arco ocorre um pouco antes do que seria a "estréia oficial" da equipe. Coulson e Fury estão na órbita do satélite da Shield quando um robô chamado Fúria (rum, vai vendo!) invade o local. Enquanto os agentes lutam por suas vidas, os Vingadores Gavião Arqueiro, Viúva Negra e a Mulher-Aranha são perseguidos por capangas da IMA, um grupo de cientistas terroristas. Para piorar, um latveriano adentra os portões do aero porta-aviões para fazer parte da agência de espionagem. Como uma pessoa vinda da Latvéria passa a fazer parte da maior agência de espionagem do planeta é que não se explica. É de se esperar que a organização tenha uma rigidez beirando a neurose na contratação dos seus agentes, alguém da terra do Doutor Destino certamente seria monitorado a todo o tempo. O arco é tão ingênuo que o tal personagem é vilão.


O tom do quadrinho é uma história de espião com piadas e nesse sentido o quadrinho falha. O roteirista Ales Kot até imagina situações inusitadas (como a sequência que leva a entrada do Gavião Arqueiro por coincidência) mas ele é péssimo com piadas, parece que ele saiu fazendo uma coletânea de stand ups ruins. Uma delas inclusive se perde na tradução como o fato do andróide ter o nome de Fúria e ser enfrentado pelos agentes Nick Fury e Phil Coulson, ainda assim nem se perde muito porque a piada é daquelas da turma do fundão do sexto ano.

Entretanto algo que funciona na história é o traço de Michael Walsh. A primeira impressão, vendo os desenhos, é que o gibi é daqueles diferentões de temática adulta, só que Walsh sabe inserir feições num tom tão adequado que a sua arte ajuda as piadas ruins o máximo possível.

O arco de Vingadores Secretos "Salve o Império" é descartável já que como gibi de espionagem e humor, não agrada nem na espionagem e muito menos no humor. A história em duas partes foi publicada originalmente no mix da revista mensal Vingadores: os Heróis Mais Poderosos da Terra números 1 e 2 em 2015. Essa é a época da iniciativa Totalmente Nova Marvel e a editora estadunidense utilizava gibis para fazer propaganda do seriado Agentes da Shield o máximo possível, por isso acabava inserindo o Agente Coulson em qualquer lugar. Se você vir esse história por aí pode passar adiante.


Destaque da obra:
- estréia da equipe Vingadores Secretos na iniciativa Totalmente Nova Marvel.

Comentários