Thor o deus do trovão - O Amaldiçoado


Durante alguns anos os elfos negros estavam vivendo em paz com os asgardianos. Contudo sempre há os descondentes que querem mesmo é ficar por cima. Assim um grupo de elfos negros vão libertar do reino da morte um antigo líder: Malekith.

Com Malekith de volta a liderança desse pequeno grupo de elfos negros, resta restabelecer o seu reinado assassinando a rainha elfo. O poderio bélico e o impulso genocida desse grupo faz com que diferentes raças do reino dos noves mundos se unam e decidam as suas ações num Conselho. A sua primeira decisão foi não permitir que Thor fosse enfrentar o exército de Malekith sozinho. O deus do trovão teria que estar junto a um grupo de raças diferentes para o combate. Assim o mestre Tiro de Mel Marfínico elfo luminoso, o anão Barba Emaranhada, o gigante da montanha Oggmunder Dragglevladd, Ud o Troll e a elfo negro Senhora Waziria formam a liga que vai salvar Asgard. De outro lado, um grupo regido por um lunático que possui poder para dominar todas as raças e que só pode ser combatido pela união de povos diferentes ainda que eles estejam juntos apenas para atingir o objetivo em comum. Malekith acaba trazendo o fascínio aos elfos negros que queriam ter o poder de fazer parte de uma raça dominante.



Para manter unido um grupo tão diverso, é preciso que Thor saiba lidar com os diferentes interesses das raças que o compõe. Esse acaba sendo o destaque dessa história que tem como proposta apresentar uma boa parte dos reinos dos Nove Mundos e buscar construir uma resposta diplomática ao invés de apenas degolar cabeças de monstros de uma forma simplista.

O roteirista Jason Aaron nesse encadernado adentra na cultura nórdica e bebe da obra do escritor J. R. R. Tolkien trazendo para o universo de Thor reinos compostos por difetente raças de elfos, trolls, anöes e raças de gigantes afim de compor a Liga dos Reinos, um grupo de raças unidas contra Malekith.

Thor o deus do trovão - O Almadiçoado é uma história que mostra as raças dos mundos que compõem a Árvore da Vida (Iggdrasil) com um misto de ação e detalhes sobre a cultura das raças. O desenhista Ron Garney e Emanuela Lupacchino têm um traço limpo e bem trabalhado traz uma ótima aventura indicada a qualquer leitor. É bem verdade que algumas páginas faz menção do Thor do futuro e o Thor do passado presentes nos encadernados anteriores que estão ali apenas para fazer referência a fase de Jason Aaron nas histórias.

Além do arco do Amaldiçoado, o encadernado traz uma primeira história de interlúdio entre esse arco e o anterior e mostra o encontro de Thor com sua ex-namorada Jane Foster, ela revela a ele que está com câncer. Essa história tem os desenhos de Nic Klein que são bem estáticos e não me chamaram a atenção. A última parte do livro traz uma história fechada do Thor do passado mostrando um pouco da delícia e da dor do que é vir a assumir o posto de um deus. Aqui os desenhos são Das Pastoras que traz um traço bem diferente e umas aquarelas que mostra a melhor arte desse encadernado.

Comentários