The Rift - o quadrinho que Spielberg vai adaptar como episódio de série



A bibliotecária Mary Ann certo dia estava passeando com seu filho Elijah quando de repente ela vê um avião caindo. Nessa hora, eu já teria ido bem pra longe, mas Mary Ann, como boa personagem de ficção, vai prestar socorro ao piloto de um avião prestes a explodir. O piloto vai ao hospital para recuperar dos ferimentos e lá é descoberto que ele é um soldado da Segunda Guerra, por incrível que pareça, o exército dos tempos atuais parece já saber disso. Há algum tempo uma fenda (um rasgo no espaço tempo) vem trazendo pessoas de outras épocas.

Olhando o enredo assim não parece nada demais, a trama vai revelando alguns detalhes e mistérios entre os personagens que tira a trama da reles ficção de viagem no tempo. O quadrinho me ganhou pela narrativa que vai apresentando situações curiosas de forma dosada e consegue amarrar todas as pontas da história. Os roteiristas Don Handfield e Richard Rayner têm uma habilidade de contar histórias que remete aos tempos áureos do selo Vertigo da DC.

Não é a toa que os produtores da série The Amazing Race de Steven Spielberg escolheram a adaptação dessa história como episódio piloto do seriado da Apple TV.


Não ache estranho o fato de você nunca ter ouvido falar dos autores. Don Handfield vem do cinema onde faz roteiros ou dirige, Touchback e The Founder são dois desses filmes. Richard Rayner por outro lado é conhecido pelos seus romances, dentre eles O Elefante e O Vento do Diabo. Se os roteiristas são desconhecidos no meio dos quadrinhos, a editora segue o mesmo caminho. Red 5 Comics é uma editora dos EUA/Canadá e produz quadrinhos como The Dark Age, também de Don Handfield e Kulipari que também é um seriado da Netflix.

Os desenhos de The Rift é de Leno Carvalho, o piauiense nascido no Rio de Janeiro (como a maior parte da sua vida foi vivida aqui no Piauí, a gente se apossa). Leno tem a sua carreira conhecida fora do Brasil e tem esse quadrinho como primeiro lançamento, isso só foi possível devido a campanha no Catarse que ajudou o financiamento da produção pela Editora Quinta Capa, também daqui do Piauí.

Leno tem um traço realista que lembra muito o estilo dos grandes artistas da década de 80. Um estilo que combina bem com a tensão do enredo de ficção. O detalhamento da ambientação e das emoções do personagens deixam a obra no ponto de começar a filmar. Existem momentos emocionantes em que a ausência de diálogos permite que Leno brilhe em saber captar de forma primorosa a emoção dos personagens e a imagem em si consegue criar o impacto necessário.

The Rift é um gibi envolvente que além de ter um enredo interessante, possui personagens marcantes cuja história é o diferencial da obra. O título bem que poderia ser em português - A Fenda - já que é assim que é citado em toda a história, mas não sei se o contrato permite, além disso a arte do nome precisa de um título com a letra "i" para a capa. Esse é um quadrinho que eu indico para leitores adultos que gostam de uma história de ficção bem pensada em seus detalhes.


Ficha técnica:
Data da publicação - dezembro de 2019
Editora - Quinta Capa
Número de páginas - 112 páginas
Páginas coloridas/ capa cartão/ lombada quadrada/ formato comics

A venda na Amazon clique aqui ou você pode comprar direto na editora clicando aqui.

Leia também:
Na Quebrada - Quadrinhos de Hip Hop

Tina Respeito - A Graphic Novel que mostra o desafio em ser mulher

Os Defensores - A Melhor Defesa

Angola Janga uma história de Palmares

Persepólis - uma biografia iraniana que é um possível espelho do futuro brasileiro

Comentários

Postar um comentário