Capitão Feio Tormenta - o segundo álbum do vilão pelo selo Graphic MSP


Capitão Feio é um vilão criado para possibilitar histórias com mais aventura para a Turma da Mônica. Um homem com poderes de sujeira que dá muito trabalho pra turminha com a sua missão de sujar o mundo. Tormenta é uma história voltada para jovens e adultos dentro do selo Graphic MSP e foi escrita e desenhada pelos paranaenses Magno e Marcelo Costa.

O selo Graphic MSP tem a intenção de resgatar os personagens da Turma da Mônica para um público adulto que cresceu com esses personagens. Uma proposta assim precisa ter dois elementos nas suas histórias: ter elementos clássicos que despertem o saudosismo nos leitores antigos e elementos com maior complexidade afim de manter a atenção desse público. Cada autor tem liberdade criativa, desde que respeite as características de personalidade e idade dos personagens.

Assim os autores podem optar em criar uma história voltada para os fãs antigos do personagem ou se voltar para novos leitores. Capitão Feio Tormenta tem muitos elementos que o leitor habitual do Capitão Feio vai encontrar. Eu li pouca coisa do personagen e por isso me enquadro bem mais entre os leitores novos.

No enredo, crimes vem sendo cometidos pela cidade mas é quando um assassinato acontece é que as autoridades resolvem tomar providências efetivas. Se ninguém sabe quem é o culpado, que se condene os prováveis: Capitão Feio e as suas criaturas do esgoto. O fato é que nenhum deles tem nada a ver com o acontecido. O verdadeiro vilão tenta uma aliança com o Capitão Feio que não tem o mínimo interesse em aprontar com ele. Como se não bastasse, Olimpo, o empresário com cara-de-pau, utiliza da mídia para incriminar Feio de tudo de ruim que acontece.


O que mais destacou a obra para mim foram as cores de Mariana Calil, o belo efeito das cores é algo muito presente nas Graphics MSP e aqui percebemos bem o horário e o clima do local dos acontecimentos. Um outro destaque é o dinamismo e criatividade no gradeamento das páginas. Isso é importante porque a história segue o ritmo das histórias de herói.

Eu iniciei a leitura com uma boa expectativa pelo mistério das primeiras páginas, porém o meu entusiasmo foi diminuindo no decorrer da leitura. Quando eu leio as Graphics, eu costumo esperar uma história diferente das habituais e não foi isso o que eu encontrei. Além disso, eu  não consegui sentir uma motivação que justificasse bem as ações do vilão. Por isso, a minha atenção ficou bem dispersa em alguns momentos. Associado a isso, a trama lembra as habituais histórias de herói, era como se fosse uma história que eu já li tantas vezes.

Nos extras pude ver as referências utilizadas e algumas das surpresas escondidas mas como não havia lido aquelas histórias, aquilo que tinha uma intenção de ser uma lembrança, acabou sendo uma novidade. Contudo, o gancho que os autores deixam no final com a relação do Capitão Feio com outro personagem abre uma brecha pra uma ótima história no futuro.

Apesar do dito, eu não classificaria Capitão Feio Tormenta como uma história ruim ou mediana. Eu classificaria como uma boa história, bem dentro da média das histórias de herói.

Capitão Feio Tormenta traz elementos do outro álbum do personagem o Identidade e muitas referências das histórias do personagem nos gibis mensais da Turma da Mônica. É uma história de herói que diverte mas que não tem um quê de diferencial que eu espero de uma Graphic Novel. O traço de Marcelo Costa é cartunesco e um estilo que casa bem com uma animação.

Compre aqui:

Capa cartão


Ficha técnica:
Data da publicação - dezembro de 2019
Editora - Panini Comics
Número de páginas - 100 páginas
Páginas coloridas/ capa cartão ou capa dura/ lombada quadrada/ formato 19x26 cm
Preço - 31,90 capa cartão e 41,90 capa dura


Leia também das Graphics MSP:
Tina Respeito - a Graphic MSP que mostra o desafio em ser mulher

Piteco Fogo uma surpreendente aventura pré-histórica

Horácio Mãe o personagem preferido de Maurício por Fábio Coala

Cebolinha Recuperação a 20 Graphic MSP por Gustavo Borges

Jeremias Pele a persectiva de um personagem de Maurício de Sousa sobre racismo







Comentários