Nova primeiro arco


Em 2013 chega ao Brasil a iniciativa Nova Marvel. Ela traz consigo algumas mudanças e dentre elas a revista do Nova, um personagem que costumava ser coadjuvante fazendo parte do grupo Novos Guerreiros. Contudo o Nova dessa revista traz um outro personagem cuja origem inicia aqui (foi muito difícil pra mim eu conseguir resistir a tentação de escrever "Conheça o novo Nova da Nova Marvel!)

Muitos de nós guardamos a lembrança do pai contando histórias mirabolantes que nos deixavam fascinados. Sam Alexander já estava entediado delas na sua adolescência. Seu pai Jesse contava das aventuras que vivera no espaço como um policial espacial da Tropa Nova. Tudo muito George Lucas mas que para Sam era mais uma baboseira de um pai que vivia sumindo sem dar motivo.

Sam mantém a certeza que seu pai era um mentiroso até no dia em que um guaxinim falante e uma mulher verde aparece em sua frente com um capacete endereçado a ele. Rocket Racoon e Gamora não eram mais personagens de ficção, eles estavam na sua frente e estavam convocando-o a se juntar aos Novas. Um novo universo caiu nos colos de Sam (literalmente) com o capacete que recebera e ele tinha pouco tempo para aprender a usar o uniforme e os poderes que vinham com ele, os Chitauri uma raça de ET do mal estava a sua procura, liderados por um Nova desertor.


Nesse primeiro arco, o roteirista Jeph Loeb traz uma trama simplória que tem os desenhos exagedos de Ed McGuiness. A dupla faz um trabalho bem condizente. Se você é um adolescente que quer uma dica de quadrinho de herói para a sua idade, essa é A pedida!

Sam antes de encontrar o capacete de Nova, mesmo franzino e baixinho, peita de frente valentões bem maiores que ele. Confiado em quê? Não importa! Ao encontrar o capacete Sam dispara voando pra Lua, encontrou apenas alguns segundos de dificuldade. Como ele conseguiu se adaptar tão rápido ao sistema do capacete? Não importa! Sam engana facilmente um Nova poderoso e experiente com a sua habilidade com um skate. Hããn!? Não importa. O pequeno Nova usa um nulificador total, uma arma com poderes de fazer medo ao Galactus e que geralmente mata quem a usa. Como ele soube usar e sobreviveu? Não importa!

Nova é um gibizão de ação para adolescebte e não espere nada mais do que isso. Para mim que já passei algumas décadas dessa idade, é um gibi ingênuo e clichê com desenhos exagerados e nada atraente mas em defesa dos autores, ele não foi escrito pra mim e nem faz parte daquelas obras que qualquer um que pegue vai se divertir.

O primeiro arco do Nova na Nova Marvel (não tinha outro meio de escrever isso) saiu entre 2013 e 2014 no mix da revista Universo Marvel nos números 1 a 5 e eu não recomendo pra quem tem mais de 18.


Destaque da obra:
- estréia das aventuras solo do Nova
- origem do Nova Sam Alexander

Leia também histórias escritas por Jeph Loeb:
Superman - Estado Crítico

O que Aconteceu com a Cidade do Futuro?

Superman ajuda Mongul







Comentários