Quarteto Fantástico - "Para Sempre"


É guerra! A cidade de Nova York foi invadida por um exército Kree sob ordem da Inteligência Suprema, os Vingadores se unem a Fundação Futuro para impedir que a cidade seja destruída. Como se não bastasse, o Aniquilidor manda um grupo de insetos humanóides para que eles abram o portal para a sua dimensão que está lá no Edifício Baxter, a sede da Fundação Futuro, isso possibilita que um exército de milhares de insetões venham à Terra. Isso é só o começo da Guerra das Quatro Cidades, além dos Krees e do Aniquilador; Attilan, a cidade dos Inumanos, se articula para entrar em combate. Porém nem tudo é desespero, quando o Homem-Aranha vai salvar as ceianças da Fundação, ele encontra o Tocha Humana, o único que atravessa o portal do universo do Aniquilador, sim, ele mesmo, vivo e respirando!

Johnny Storm havia passado muito tempo por lá, tempo suficiente para reaparecer envelhecido e como líder de exército do Aniquilador. A Guerra das Quatro Cidades em si já é um grande evento, mas acreditem, isso não chega perto dos acontecimentos que se seguem.



O roteirista Jonathan Hickman demonstra a sua habilidade narrativa em amarrar várias pontas que ele havia deixado soltas e inclui até pontas da fase de Mark Millar. Isso inclui a visita de Franklin e Valéria do futuro (que ocorreu durante uma edição do aniversário do Franklin), o cadáver do Galactus (da fase do Millar) e a restituição dos poderes de Franklin (que havia sido mencionado discretamente no arco anterior). Enquanto leitor, isso deixou a minha leitura bem empolgante com os diversos elementos se encaixando numa resolução que faz muito sentido.

Os desenhos do arco foram de Steve Epting basicamente mas contou com a participação de Carmine Di Giandomenico, Ming Doyle, Leinil Francis Yu, Farel Daltymple e Barry Kitson. Epting tem a qualidade de não variar muito seu traço e costuma ser detalhista em todos os momentos. Assim, seja quando o foco está longe ou perto, seja em cenas paradas ou de guerra truando, a qualidade é a mesma e isso garante a diversão na leitura que é capaz de juntar um excelente roteiro com ótimos desenhos.

Quarteto Fantástico Para Sempre é um arco que deve ser lido junto com a demais fase de Jonathan Hickman e a de Mark Millar. Ah, e não se esqueça de ler as histórias da Fundação Futuro da mesma época cujas histórias são complementares. Esse arco foi publicado originalmente no Brasil no mix da revista Universo Marvel números 31 a 36 entre 2012 e 2013. Para você que quer ler boas histórias do Quarteto, recomendo essa fase do Hickman de cabo a rabo.


Destaque da obra:
- a volta do Tocha Humana ao Quarteto após ter sido dado como morto

Leia também:
Fundação Futuro primeiro arco

Quarteto Fantástico Três

Quarteto Fantástico - Consertar Tudo

Quarteto Fantástico - A Ponte

Quarteto Fantástico Reconstrução




Comentários