Quarteto Fantastico - Três


Valéria Richards é a filha mais nova do casal Richards do Quarteto Fantástico, ela ainda criança desenvolveu uma inteligência superior a seu pai, o Senhor Fantástico. Uma inteligência num corpo tão jovem a leva a explorar o laboratório do seu pai, lá ela encontra a Ponte, um maquinário que permite o contato com realidades alternativas. Assim ela conhece o Conselho dos Reeds, em que Reed Richards de realidades alternativas se encontram para consertar o universo. Valéria percebe o quanto um poder racional concentrado dessa forma pode gerar uma tragédia e vai buscar ajuda do seu padrinho, o Doutor Destino.

O Doutor Destino havia sido libertado das garras da Intelligencia, um grupo de vilões chefiados pelo Líder, e lá ele acabou perdendo grande parte da sua genialidade. Valéria então propõe um acordo: ela devolve todo o conhecimento ao seu padrinho e em troca o vilão a ajuda a consertar os erros do pai. Porém a Ponte foi encontrada e Aniquilação envia um exército de insetóides para poder dominar a Terra definitivamente. Tocha Humana e Coisa (que iria permanecer na sua forma humana por uma semana) juntamente com as crianças da Fundação Futuro, teriam que evitar esse desastre, felizmente Franklin Richards reaparece com os seus poderes para reforçar os heróis.

Três é um arco com muitas pontas, assim como toda a fase do roteirista Jonathan Hickman para o Qiarteto, ele foi pulicado pela primeira vez no Brasil entre 2011 e 2012 no mix da revista Universo Marvel números 19 a 23. Cada membro está passando por uma situação diferente, O Senhor Fantástico, por exemplo recebe à sua porta um enfurecido Surfista Prateado que acabara de encontrar o cadáver de Galactus de uma Terra paralela, uma daquelas que Reed Richards anda frequentando com o seu aparelho chamado a Ponte. "Sim, e daí? Quem morreu foi outro Devorador de Mundos, o que o Sufista tem a ver?" O grande problema é que se algo foi capaz de matar um Galactus de uma realidade, isso pode se repetir nessa. Por causa disso, o próprio Galactus aparece pra perguntar "Que esculhambação é essa?"


A Mulher Invisível foi enviada a Atlântida para encontrar um meio diplomático para evitar o conflito entre os ato atlantes chefiados por Namor e as Tribos da Velha Atlântida. Poderia ser fácil se o Namor não tomasse atitudes tão inconsequentes e piorar muito a situação.

A imagem do início do texto já é o maior spoiler, enquanto os membros do grupo estão dispersos resolvendo alguma confusão, cabe ao Tocha Humana fazer o sacrifício para evitar que a Terra fosse invadida. O título Três ao arco não poderia ser mais expressivo e doloroso.

Três é um arco escrito por Jonathan Hickman e que requer que o leitor, além de ter lido o início da fase do escritor, tenha lido toda a fase de Mark Millar e a saga Aniquilação senão vai ficar boiando mesmo. O início do arco é ótimo e empolgante porém como eu não li por completo as revistas citadas, eu fiquei sem entender algumas coisas. Jonathan Hickman vai inserindo ali elementos que serão aproveitados em outros momentos e isso pode deixar a sensação de que elementos do enredo foram incluídos inutilmente. Contudo se eu encontrei dificuldade com as citações, próximo ao final, a edição que vem logo após a morte do Tocha Humana é emocionante. É uma história sem diálogos com o horror e a revolta da descoberta de que um membro da família morreu com uma sensibilidade tal que a história funciona e consegue passar a sensação dos personagens nesse momento dramático.

Os desenhos são de Steve Epting e traz uma carga épica de um traço bem detalhado e que sabe explorar bem o tamanho dos quadros possibilitando cenas maravilhosas. Apenas a última edição foi dedenhada por Nick Dragotta que soube passar com maestria o sentimento que o roteiro de Hickman quis expressar.

Para quem acompanhou desde o início da fase do Hickman e do Mark Millar no Quarteto Fantástico e leu a saga Aniquilação, possivelmente vai se divertir com essa história, do contrário vai ficar com uma sensação de "legal, mas não entendi tudo" como eu fiquei.


Destaques da obra:
- Doutor Destino perde a genialidade
- Franklin Richards recupera seus poderes
- Morre o Tocha Humana

Leia também:
Quarteto Fantástico - Consertar Tudo

Quarteto Fantastico - A Ponte

Quarteto Fantástico - Reconstrução

Quarteto Fantástico na Guerra Civil

Quarteto Fantástico de Straczynski

Comentários