Bill Finger - A História Secreta do Cavaleiro das Trevas


A Skript Editora lançou a biografia em quadrinhos de Bill Finger no ano em que Batman completa seus 80 anos de existência. Nas minhas decadas como leitor de hitórias em quadrinho, eu me acostumei a ver os créditos de Batman como "criado por Bob Kane", muito recentemente eu percebi que isso mudou, agora todas as vezes que se cita Batman nos créditos vem com "criado por Bob Kane e Bill Finger". Como assim?!!!! Quem é Bill Finger e por que o nome dele só começou a aparecer agora? É justamente para responder essas dúvidas que esse livro foi lançado, toda a pesquisa, roteiro, dedenhos e cores foram concebidos pelo catarinense Douglas Freitas e os gaúchos Diego Moreau e Sandro Zambi  e o paulista Ítalo Silva.

O roteiro mostra a vida de Bill Finger, desde a sua infância e como a sua construção como escritor foi influenciada por obras de grande popularidade nos anos 20 e 30 tais como a Máscara do Zorro, o Sombra e muitos outros livros e filmes de ficção. Isso o levou a se interessar por histórias em quadrinhos que estavam se tornando cada vez mais populares. Os gibis o salvaram de uma vida tediosa e possibilitaram um trabalho em que ele finalmente poderia fazer algo divertido e ainda ganhar dinheiro com isso.


O seu trabalho como roteirista de quadrinhos fez com que ele conhecesse muita gente que estava se destacando no meio, dentre eles o roteirista Bob Kane. Nesse momento, os quadrinhos que já estavam em ascenção vivenciaram o surgimento de um fenômeno de vendas: o Super-Homem. É claro que TODOS queriam uma imitação pra chamar de sua e poder ser alavancado pela enorme venda do personagem. Bob Kane cria um personagem "nada a ver" e batiza de Batman ou Homem Pássaro (uma coisa assim!). Bill Finger, que já escrevia para ele, reformula completamente o personagem e insere muito das características de como a gente o conhece até hoje, 80 anos depois. Bat-Man (inicialmente era assim) torna-se um sucesso tal que inspirou milhares de histórias. Inclusive no alto da minha presunção eu posso afirmar que, se hoje você quiser ler todas as histórias do Batman, tanto as que ele é o protagonista quanto as que ele aparece, você vai viver uma vida lendo e frustrado por não conseguir ler tudo.

Bill Finger - A história do Cavaleiro das Trevas traz em sua temática, além da história do escritor, como se deu a concepção dos conceitos a ser desenvolvido em Batman, personagens, ambiente das histórias; o início do mercado de heróis nos Estados Unidos com o surgimento das editoras que viriam a dar origem a Marvel e a DC; mostra a situação histórica da época com a Segunda Guerra Mundial e como os quadrinhos e artistas estiveram presentes ali; por fim traz o final de carreira e da vida pessoal do escritor até o seu reconhecimento como co-criador do Cavaleiro das Trevas.


Eu esperava que o enredo seria basicamente em torno da relação de Bill Finger com Bob Kane, mostrando detalhes sobre a convivência e a personalidade de ambos tendo os acontecimentos históricos como um fundo mas essa não é a proposta desse quadrinho, talvez para evitar comparações com o quadrinho lançado sobre os criadores do Super-Homem em 2018. Superado essa frustração, eu preciso comentar sobre a experiência da leitura. O gibi tem como maiores destaques a pesquisa e a narrativa, a obra é um resumo de vários acontecimentos importantes para quem quer conhecer mais sobre a indústria dos quadrinhos de heróis; além disso, tudo é mostrado de uma forma que evita o cansaço do leitor. Em vários momentos, eu tive vontade de querer que a obra detalhasse mais ou que pelo menos tivesse uns recordatórios maiores (Pode castigar na escrita que eu não me incomodo nem um pouco!), mas não entenda com isso que eu esteja classificando-a como superficial. Diego Moreau e Douglas Freitas conseguiram condensar uma gama de informações e trazer um roteiro que toca em diversos aspectos importantes da vida de Bill Finger.

Os desenhos de Sandro Zambi tem um tom cartunesco porém muito expressivo. O maior destaque nos desenhos são as páginas em que ele não usa o enquadramento, toda a dimensão da página é aproveitada e o artista insere elementos poéticos que acrescenta e muito ao roteiro. Por conta disso, aprecie os detalhes do desenho e posso até dizer: tem umas surpresas escondidas por lá. As cores de Ítalo Silva tem uns tons escuros pois trata-se de uma história do criador do Batman! O livro portanto tem como maior destaque a forma como foi apresentada a narrativa que pode ser percebida seja nos roteiros, seja nos desenhos ou nas cores; os detalhes foram bem planejados para possibilitar uma experiência que apenas a nona arte pode proporcionar. Vale ressaltar que essa edição conta com extras com explicação de citações e momento históricos de situações presentes na história; para quem tem mais curiosidade ou pretende pesquisar a respeito do Batman ou sobre a história da produção de quadrinhos, há uma lista de referência de artigos, livros e sites que complementam as informações da obra. Esses é um material extra que serve como um útil complemento para o leitor.


A obra têm vários pontos em destaque mas eu particularmente gostaria de ter visto de forma mais detalhada sobre como era pro Bill Finger ter que ver seu personagem conseguir um enorme lucro com o seu sucesso, tornar-se um icone na cultura pop e não ter nem sequer o seu nome como co-criador. Isso ocorreu devido ao caráter de Bob Kane, a pouca compreensão do tamanho que a indústria de quadrinhos alcançou sem que os autores atingissem projeção nenhuma, além da responsabilidade da DC enquanto editora que tornou-se uma das empresas que mais lucraram com os quadrinhos mas que precisou de décadas para entender a sua responsabilidade quanto ao reconhecimento dos artistas que a ajudaram a alavancar. A história de Bill Finger como a de vários outros trabalhadores mostra que a pessoa não tem que se sentir privilegiado por fazer um trabalho para alguém. Se uma empresa é o que é foi fruto do trabalho de muita gente e nada mais justo do que seus trabalhadores desfrutem de uma vida digna e tenha a certeza que poderão manter essa dignidade inclusive na velhice. Essa é uma história representativa mas que abrange assuntos muito mais complexos do que a relação entre Bill Finger e Bob Kane, por isso que vale a pena a sua leitura.

Eu quero deixar o meu agradecimento aos editores da Skript por ter cedido as imagens que utilizei para ilustrar o texto.

Você pode comprar esse livro na Amazon clicando aqui.

Ficha técnica:
Número de páginas: 150
Formato: (16 x 23 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 69,00

Leia também:
A Marcha Livro 1 - o instrumento de luta não violento para combater o racismo

Os Sertões A Luta - a adaptação em quadrinhos de um combate histórico

Piteco Fogo - uma surpreendente aventura pré-histórica

Virgem Depois dos 30 - a dificuldade nos relacionamentos na atualidade

Socorro! Polícia! O quadrinho reportagem sobre segurança pública


Comentários