Em meio a saga Reinado Sombrio, o Mercenário explode um quarteirão na Cozinha do Inferno e mata 107 pessoas. Matt Murdock, que já estava tentado a ser o líder do Tentáculo, percebe que lutar ao lado da justiça é inútil no mundo corrupto. Assim o Demolidor assume a responsabilidade de investigar, prender e punir segundo os seus próprios critérios. Nos destroços do quarteirão ele contrói, com recursos do Tentáculo, um prédio com arquitetura orental denominado Terra das Sombras, para a sua nova luta, o herói (agora anti-herói) estréia um novo uniforme, muito mais sombrio.
É claro que qualquer pessoa com sanidade sabe que esse tipo de atitude autoritária não resolve e acaba criando novos males. Assim, os heróis começam a ficar de olho com o que está acontecendo ali, sejam os heróis urbanos como Justiceiro e Punho de Ferro, sejam os Vingadores ou seja os Thunderbolts sob o comando do Luke Cage. Todos estão apreensivos com o Demolidor líder do Tentáculo, inclusive seus amigos mais íntimos. Logo de início, percebemos que as atitudes do herói está sendo influenciada por algo místico sem que ele consiga notar.
Terra das Sombras saiu nos EUA em uma mini-série que foi intercalada com a revista mensal do Demolidor, além dessas houve algumas revistas especiais derivadas da saga com foco em personagens coadjuvantes. No Brasil, a saga foi publicada no mix da revista Universo Marvel em 2011 edições 15 a 20.
A saga Terra das Sombras começa bem, tendo a ideia da tristeza crescente de Matt sendo bem desenvolvida nos arcos anteriores. Os roteiristas Andy Diggle e Anthony Johnston escreveram uma narrativa de qualidade decrescente até chegar a um final de Seção da Tarde com direitos a diálogos bem piegas. Os heróis passaram por lá praticamente para o Demolidot ter com quem lutar, tendo pouco aproveitamento na narrativa. Já os desenhos seguiram um rumo diferente; Billy Tan, Marco Chechetto e Roberto de La Torre fizeram ótimos trabalhos com um traço detalhado e que dá gosto de ver. O interessante é que as revistas derivadas seguiram o mesmo esquema de qualidade: roteiro a desejar e belos desenhos, com exceção de Terra das Sombras: Homem-Aranha, nesse a história tem muito pouco a ver com o restante da saga e tem um roteiro divertido.
Terra das Sombras é uma saga que serve pra matar a curiosidade do momento em que o Demolidor era líder do Tentáculo, de ver o herói com colante de velório e ter o prazer de olhar para os desenhos. Se você estiver escolhendo ler as melhores histórias do personagem, passe longe dessa.
Destaque da obra:
- morte do Mercenário
- uniforme preto do Demolidor
Leia também:
Reinado Sombrio - A Lista
Demolidor - O Retorno do Rei
Demolidor - Mercenária
Demolidor - Diabo da Guarda
Demolidor e Viúva Negra
Comentários
Postar um comentário