Batman e Flash - O Bóton


Esse texto contém spoilers.

Após o Batman resgatar o Pirata Psíquico de Santa Prisca para encontrar uma cura para a mente perturbada de Gotham Girl, ele leva a máscara do vilão para a Batcaverna. Com tempo para poder analisar o Bóton do Comediante (personagem de Watchmen), Batman nota que a proximadade do objeto com a Máscara Medusa do Pirata Psíquico fez com que uma energia trouxesse por instantes o pai do Bruce Wayne de uma outra Terra. Aos leitores mais novos é preciso explicar que após a Crise nas Infinitas Terras, o Pirata Psíquico foi um dos poucos que lembravam de tudo o que aconteceu durante o evento.

Após o impacto de rever seu pai, Batman convoca o Flash para contar o que havia acontecido. Entretanto quem primeiro aparece na Caverna do Morcego é o Flash Reverso, que trava uma luta pelo Bóton. Batman leva uma senhora taca do vilão que toma posse do artefato misterioso. Em segundos ele desaparece e retorna apenas para dizer que viu Deus e em seguida é fritado vivo em fogo azul. Flash aparece e decide voltar no tempo para saber quem poderia ter feito tal horror com o Reverso. Assim, os dois heróis se deslocam pelo tempo com a Esteira Cósmica.

Para compreender esse arco detalhadamente é preciso ler antes as obras Crise nas Infinitas Terras, Watchmen, Ponto de Ignição (inclusive com a edição especial do Batman na série) e a edição especial Universo DC Renascimento. Para quem apenas acompanha os seriados da Warner, é possível se conectar com a trama envolvendo o Flash com o Flash Reverso e o Ponto de Ignição, contudo isso não é o suficiente para compreender toda a trama. Essa edição é dedicada mesmo ao leitor antigo dos quadrinhos da DC. Além da mencionada luta entre o Batman e o Flash Reverso, é empolgante vê ali a esteira cósmica, instrumento responsável por muitas viagens no tempo. Os autores batem forte no sentimento de saudosismo do leitor e traz um encontro entre os Batmen Bruce e Thomas Wayne. Como o Flash não poderia ficar por baixo, há um rápido encontro entre o Joel Ciclone (o primeiro Flash) com Barry Allen. Existem também referências ao enquadramento de Wathmen e aos desenhos de Batman, Cavaleiro das Trevas.

Esse arco veio carregado de muitas expectativas já que ele foi publicado um ano depois de ter iniciado a fase Renascimento e antes disso, quase nada foi dito sobre ela. Contudo a história não ficou à altura de toda essa expectativa. O encontro do Bruce Wayne com o seu pai teve um enfoque emocional muito abaixo do que eu acho que poderia ser. Por mais que o personagem tenha treinado para conter as suas emoções, o impacto de rever o pai e relembrar coisas que só ele poderia saber, deveria ser mais emocionante. Além disso, os elementos de homenagens que eu citei apareceram muito soltos, os elementos apareciam e desapareciam da narrativa sem ninguém perceber. O pior disso tudo ficou para o final, a história em si deixa todas as questões em aberto e traz mais algumas tais como quem havia matado o Flash Reverso? Ao final, fica uma sensação de "só sei que nada sei." Mas isso não foi a mesma sensação da revista Universo DC Renascimento?

O arco foi escrito por Tom King e Joshua Williamson. Eu preciso enfatizar que se o arco em si não supre as expectativas, Tom King aproveita ali para inserir um elemento que vai gerar grandes repercussões para as aventuras do Batman posteriores. Thomas fala para o filho "Não seja o Batman. Encontre a sua felicidade." Essas frases ficam reverberando na mente do Morcego e elas vão influenciar as suas decisões futuras. Os desenhos são de Jason Fabok e Howard Porter com um traço bem tipico das historias de herói do final dos anos 90, algo que não acho feio mas que não é tão marcante.

Batman/Flash o Bóton foi publicado numa edição encadernada em 2018 e merece ser vista como uma ponte entre Universo DC Renascimento e a mini-série O Relógio do Juizo Final e é isso o que justifica a leitura além disso, aos leitores da fase de Tom King em Batman, o encontro de Bruce com o pai vai ser fundamental para essa fase. Eu recomendo a leitura ainda que não sejam tão bom quanto parece ser.



Destaques da obra:
- a morte do Flash Reverso
- reaparição de Joel Ciclone
- Thomas Wayne pede que Bruce deixe de ser o Batman

Leia também;
Primeiras Impressões - O Relógio do Juizo Final

O Final de Watchmen e a Política Brasileira

Renascimento DC - Já posso iniciar a minha coleção (Parte 2)

Batman - Eu Sou Bane

Batman - Eu Sou Suicida

Comentários