Reinado Sombrio - A Lista


O ano era 2010 e nas bancas do país as revistas Marvel viviam o Reinado Sombrio. Isso ocorreu após a saga Invasão Secreta que ao final Norman Osborn saiu como o grande herói e passou a ser o comandante-chefe da SHIELD, isso deu poderes a ele para, além de comandar todo o armamento da Agência, ter a sua disposição vários dos seres mais poderosos do planeta. Osborn utilizou de muita astúcia para chegar onde chegou e logo traçou um plano para neutralizar quaisquer possíveis ameaça. Contudo, coisas ocorreram e outros detalhes precisariam de soluções. Em Reinado Sombrio Especial A Lista, o vilão traçou uma lista de tarefas a serem cumpridas e contava com o Martelo (o nome que a SHIELD passou a utilizar) e seus Vingadores Sombrios para cumprir as missões.

A primeira missão era prender Clint Barton (o ex Gavião Arqueiro que passou a se chamar Ronin). Todavia Ronin estava indignado com tudo o que estava acontecendo e, não queria permanecer escondido junto com vários Vingadores tidos como fora-da-lei. Foi tipo "Eu vou ali matar o Norman Osborn, quem quiser, venha junto porque eu já fui!" E ele vai mesmo! Sozinho ele invade o prédio dos Vingadores e vai a caça de Osborn. Essa história foi escrita por Brian Michael Bendis e desenhada por Marko Djurdjevic.

O segundo nome da Lista é o do Justiceiro. Frank Castle percebeu que Norman é um canalha e simplesmente foi onde ele estava e deu um tiro nele. Não é que quase que o anti-herói resolve tudo de vez? O Justiceiro consegue fugir mas isso não impediu Osborn de querer matá-lo. Norman manda uma nave do Martelo e Daken (o filho do Wolverine) para uma ação definitiva. O resultado disso é a melhor história que você irá ler no encadernado. A Marvel simplesmente deu carta branca pro roteirista Rick Remender fazer o que ele quisesse. Uma luta que não tem motivo pra nerd chato nenhum ficar fazendo petição online. OBS: ao final da última imagem desse texto tem spoiler dessa luta que teve resultado importante para arcos posteriores. Os desenhos foram de John Romita Junior, o melhor traço pra uma pancadaria sangrenta.

O Demolidor assumiu a liderança do Tentáculo e por isso Osborn quer vê-lo morto, para isso ele manda o Mercenário. Demolidor e Mercenário vivem se enfrentando mas eu nunca abuso. Nessa edição o final do conflito gera um resultado marcante. A equipe criativa conta com roteiro de Andy Digle e desenhos de Matt Banning.



Hulk também entra na lista, mas Norman sabe que não dá pra matar o monstro, então ele quer apenas neutralizá-lo, para isso ele envia uma diretora do Martelo e a Miss Marvel (que é a vilã Rocha Lunar vestindo o uniforme da heroína), além de um Bruce Banner cheio de invenções bélicas, elas também vão enfrentar Skar, o filho alienígena do Hulk. Nessa época, Bruce Banner não conseguia se transformar no Hulk e isso seria uma boa oportunidade para pegá-lo, contudo Osborn escondia seus verdadeiros planos. A história foi escrita por Greg Pak e os desenhos de Ben Oliver, o melhor traço da mini-série.

Por fim fica o melhor ítem da Lista: Homem-Aranha. Peter Parker não quer matar Osborn, o que ele quer é, como jornalista, comprovar o quanto ele é perverso e cruel, para isso, junto com a equipe do jornal Linha de Frente, ele descobre uma sala onde fica um computador cheio de segredos na Torre dos Vingadores, munido de um pen drive da Hello Kitty, o Homem Aranha vai procurar baixar vários videos e aúdios em que o bandido ordena assassinato e tortura. Segue a isso uma sequência de perseguição de Norman (com o traje do Patriota de Ferro) ao Homem-Aranha, lembrando os grandes clássicos dos conflitos entre os dois, com a diferença que Norman é o adorado herói e o Aranha é o "bandido". O Patriota de Ferro conta com a ajuda da população que passa a ver o teioso como "terrorista" apenas porque Norman disse que ele era (não leia como ironia, sabemos que no Reinado Sombrio do atual governo as coisas também são assim). Um detalhe: esse Norman não sabe que o Aranha é o Peter. O roteiro foi de Dan Slott e teve os desenhos de Adam Kubert.

Esse quadrinho saiu em dois encadernados no Brasil trazendo as 8 histórias. Eu comentei sobre as histórias mais relevantes e por isso ficou de fora outros artistas, já que cada história tem uma equipe criativa diferente. Os encadernados tem o defeito de cada parte ter um início muito parecido: Norman explica a sua missão e designa alguém. Um outro defeito, é a facilidade com que a Torre dos Vingadores é invadida e pior, o quão Norman Osborn se encontra em situação fragilizada. Esse não é um comandante qualquer, ele é o Duende Verde com uma armadura do Homem de Ferro protegido pelo maior serviço de segurança do mundo. Não dá pra simplesmente "Tô entediado, vou ali matar o Norman!"

Apesar disso, as histórias dos encadernados dá uma mexida em várias situações do Universo Marvel, além das equipes criativas terem mostrado o porquê de serem elogiadas. São ótimos desenhos e a maior parte das histórias tem uma narrativa objetiva e emocionante. É imprescindível a leitura dessas histórias para entender os acontecimentos da saga Reinado Sombrio.

Leia também de Reinado Sombrio:
Justiceiro - Vivendo na Escuridão

Justiceiro - Sem Saída

Quarteto Fantástico - A Ponte

Destaques da obra (com spoilers):

- Justiceiro é literalmente desmembrado por Daken;
- Mercenário explode um prédio com 107 pessoas em frente ao Demolidor;
- Bruce Banner sente novamente a radiação gama pelo seu corpo;
- a população vê em videos o bandido que Norman Osborn é

Comentários