Quarteto Fantástico - A Ponte


Reed Richard é obstinado em resolver todos os problemas do mundo. Pouco antes desse arco, ele havia rabiscado todo um quarto em busca de uma equação que pudesse prever as ações humanas. Um pouco antes, um Quarteto Fantástico de uma outra realidade no futuro mostra que as suas ações geraram consequências drásticas. Pois bem, os EUA viraram do avesso quando Norman Osborn passou a ser um ídolo de multidões e assumiu o comando da SHIELD, que passou a se chamar Martelo. Reed precisava fazer algo ... e era pra ontem!

Reed então prepara um aparelho para que ele possa entrar em contato com outras realidades alternativas afim de saberem que decisões foram bem sucedidas. Se por um lado, Reed quer resolver tudo, por outro o Martelo passa a considerar o Quarteto como um perigo e invade o seu quartel general, O Edifício Baxter. Nos EUA, esse arco foi publicado como uma revista derivada da mini-série Reinado Sombrio: Dark Reingn Fantastic Four.

A invasão ocorre no momento em que o Senhor Fantástico utiliza a Ponte para investigar em qual realidade alternativa a Lei de Registro que levou a Guerra Civil trouxe bons resultados, já que foi isso que levou a situação tão desesperançosa quanto a ascensão de Norman Osborne e o seu Reinado Sombrio. Já os demais membros do Quarteto Fantástico, com o piripaque que o Martelo deu nas instalações elétricas do Edifício Baxter, é enviado para dimensões diversas onde eles encontram várias versões do Quarteto Fantástico.
Eu já comentei que essa é uma revista derivada da saga Reinado Sombrio, pois é o próprio Norman Osborn teima em imvadir o Edifício Baxter e leva o Venom e uns soldados do Martelo consigo. Isso ocorre após o Quarteto voltar da sua viagem interdimensional.

Aqui começa a era Hickman e o autor já traz o que ele vai passar a explorar bastante: as realidades alternativas. Esse é um arco que tem pouca relevância para o Reinado Sombrio, mas de grande importância pros aconteciemntos que vem a seguir. O autor aproveita a ideia do quarto de equações criado por Straczinsky e utiliza isso pra mostrar que outros Reed Richards também tem a mesma obsessão em resolver tudo.

A Ponte é uma boa história mas que deve ser vista como uma introdução, por isso ela tem um certo sabor de aperitivo, esqueça o nome Reinado Sombrio que dá nome a revista e aproveite. Os desenhos de Sean Chen mantém a pegada realista do desenhista anterior Brian Hitch e traz cenas memoráveis. Esse arco acaba dando a sensação de estar no meio de uma história por aproveitar fatos criados pelos autores anteriores, contudo é possível iniciar a leitura a partir daqui. O arco foi originalmente publicado no Brasil no mix da revista Universo Marvel números 3 a 5 de 2010.

Destaques da obra:
- início da fase de Jonathan Hickman nos roteiros do Quarteto Fantástico

- Reed Richards cria a Ponte, entrado em contato com realidades alternativas.

Leia também:
Quarteto Fantástico - Reconstrução

Quarteto Fantástico na Guerra Civil

Quarteto Fantástico de Straczinski

Quarteto Fantástico - Pós Vida

Quarteto Fantástico 1 2 3 4


Comentários