Quarteto Fantástico Reconstrução


O fim de Guerra Civil deixou cicatrizes no relacionamento do Senhor Fantástico e Mulher Invisível, assim eles decidiram dar um tempo na equipe e recuperar o casamento com uma lua-de-mel espacial. Contudo eles não iriam deixar a equipe na mão. Para resolver essa lacuna, eles convidaram o recém casal Pantera Negra e Tempestade para fazer parte da equipe. Isso porque o clone do Thor, criado por Reed Richards, havia destruído a embaixada de Wakanda, para recompensar, o Edifício Baxter, a torre do Quarteto, passaria ser a nova embaixada africana, uma belo exemplo de "uma mão lava a outra".

A primeira missão desse novo Quarteto Fantástico, o ex herói Deathlok, que deixara de ser um superciborgue, convoca a equipe a investigar o sumiço do cadáver de Gravidade, as investigações e Uatu, o Vigia, os levam a localizar o corpo em Epoch, filho de Eon, uma entidade do Universo tão grande que é quase o tamanho de uma lua.

A presença do Quarteto acaba chamando a atenção do Sufista Prateado. Já se subtende que quando o Arauto de Galactus aparece (o Surfista Prateado havia retomado esse posto) é que algum planeta vai ser devorado. Epoch é o prato principal e o Quarteto não pode deixar uma entidade viva morrer assim! - E a história do tal Gravidade? Com a morte de Quasar, o ser com poderes cósmicos que substituiu o Capitão Marvel original, o universo precisa de um novo protetor, Gravidade foi levado até Epoch para que a força que lhe concede poderes lhe eeixe em hibernação até que ele esteja preparado para ser o novo defensor cósmico, como Epoch está proximo a ser devorado por Galactus o momento é esse.

Esse arco foi publicado pela primeira vez no Brasil no mix da revista Universo Marvel edições 33 a 35, 37 a 40 em 2008. Dwayne McDufie assina os argumentos de uma história que inicia empolgante com a nova formação do Quarteto Fantástico, a gente se empolga com o ritmo espacial que ele retoma a revista. Porém a partir daí é só frustração. O argumentista tem ideias enormes de ponto de partida mas não demosntra saber o que fazer com elas, aí ele abusa das cenas inusitadas para tentar esconder um roteiro fraco. Personagem aparecem e somem com muita rapidez e quando a gente pensa que um assunto se resolveu, lá se vem o personagem reaparecer do nada!

A idéia de inserir Pantera Negra e Tempestade na equipe foi ótima. O Quarteto Fantástico já passou por diversas formações e um recém casal poderia ficar mo lugar de Reed e Sue Richards, já que a Guerra Civil afetara o seu relacionamento. Contudo, o autor não soube o que fazer com a família real de Wakanda que saiu de situações ridículas de uma chave de braço do Pantera Negra no Surfista Prateado, ou relâmpagos do espaço provocados por Tempestade até ser o elenco cômico ou apenas os conselheiros da equipe.

Ao final, tudo retorna ao que era e o arco Reconstrução só merece ser lembrado pela formação inusitada da equipe. O dedenhista Paul Pelletier até que ajudou a evitar um desastre pior para o arco, mas bons desenhos apenas não é suficiente para grandes histórias. Qiarteto Fantástico Reconstrução vale pelo registro mas não recomendo a leitura.

Destaque da obra:
- equipe formada por Pantera Negra, Tempestade, Tocha Humana e Coisa

Leia também:
Quarteto Fantástico na Guerra Civil

Quarteto Fantastico de Straczynski

Quarteto Fantástico Pós Vida

Quarteto Fantástico 1 2 3 4

Quarteto Fantástico Olhos sem Face

Comentários