Dois Anos Depois


Dia de aniversário do blog é dia de fazer a recapitulação dos textos menos e mais acessados do ano, além de registrar algumas situações interessantes que aconteceram em minha vida relacionado a escrever sobre quadrinhos. Aproveito também para falar sobre expectativas de 2019 e algumas mudanças que já estão em vigor no blog, então vamos ao texto!

O texto menos lido esse ano foi Grandes Encontros Marvel - O Menino Dourado aqui é o arco inicial de uma ideia inusitada para uma revista mensal. Marvel Team Up amarrava uma trama envolvendo vários heróis e ao mesmo tempo trazia diálogos hilários de raros encontros, esse arco do texto foi ótimo porém no segundo, Robert Kirkman perde a mão e meio que se perde, eu escrevi "meio que se perde" porque o título não teve todas as suas edições publicadas no Brasil e fica difícil opinar sobre algo que você não leu até o fim.

O texto mais lido do ano foi um artigo de opinião Livrarias Contratem Leitores de Quadrinhos, mais uma vez um texto de opinião foi o mais lido e olha que eu censurei por diversas vezes até que fotos de livrarias com estantes desarrumadas e a lembrança de uma livraria que eu fui onde os melhores quadrinhos ficavam próximo ao chão num corredor sem nenhuma indicação, tudo isso insistiu pra que eu escrevesse esse texto, bem antes de saber sobre a atual crise editorial. É preciso fazer uma menção honrosa, o texto Hulk O Último Titã é de 2017 e atingiu a meta que eu estipulei esse ano, eu nem entendo o porquê de ele ser tão visto, não é um texto bom mas as pessoas que visitam o blog estão clicando nele.

Esse foi um ano de poucos textos mas por um bom motivo, eu passei a ser colaborador de dois sites o Diretório Literário e o Quinta Capa. No dia 15 de abril eu estreei no Diretório com um texto do Rising Stars, em 2 de maio publiquei um texto sobre o site Maldito Quadrinhos para o Nerd Point, João Luiz e uma equipe que havia me convidado para escrever para o Nerd Point resolveu fundar o site Quinta Capa, eu começo a escrever lá no dia 5 de junho com o texto Spawn Feudo de Sangue e estou por aí desde então. Ser colaborador de site proporcionou que eu buscasse a melhora nos meus textos, além disso tive a oportunidade de conhecer virtualmente artistas e donos de editoras, além de ter ganho alguns quadrinhos para resenhar. Os meus textos geraram elogios que me deixaram bem envaidecido como o Caio Oliveira e o José Alencar. Uma situação inusitada que eu vivi enquanto colaborador foi quando eu divulguei a resenha de Neurocomic no twitter, o quadrinho é inglês e foi publicado pela editora Dark Side, quando eu me dei conta, a página inglesa do quadrinho estava curtindo o tweet, em seguida os criadores estavam lá curtindo também, depois de algum tempo a Dark Side curtiu. O curioso é que quando eu escrevo material gringo eu não marco nenhum artista, a barreira da língua leva-me a pensar que eles não teriam interesse em compartilhar uma resenha assim, por isso eu ter ficado surpreso com esse contato. Todavia é uma situação de incertezas ser colaborador de site, tanto pelo site em si quanto por mim, por isso não sei como será o ano de 2019. Por mais que o número de textos aqui do blog tenha diminuído, permanecer escrevendo aqui, é a situação mais concreta, para 2019 eu espero que alguns dos textos atinja a meta de 300 visualizações.

Se o blog deu uma diminuída no número de textos, além de trazer um novo lay out, esse ano comecei a usar minha conta do instagram (@maciel_resende) para fazer mini-resenhas na #365hqs criado pela tratudora Isabelle Felix, não tem como eu apresentar diariamente um quadrinho novo, por isso eu faço do meu jeito, no decorrer do ano, eu apresento quadrinhos, resenho arcos ou cito algumas curiosidades do quadrinho, assim eu acabei falando por lá sobre 150 quadrinhos. 

Desses o que teve mais curtidas no Instagram foi O Idiota, cujo texto eu publiquei na íntegra no Diretório Literário. A adaptação de Andre Diniz para o clássico russo. As que teve menos curtidas no Instagram foi o arco Acerto de Contas em que o Hulk se vinga do Fanático por ele ter matado a sua esposa Betty. Empatada com ela está a décima edição da revista mensal do Batman que traz o ótimo arco Eu sou Suicida escrito por Tom King. Uma outra que também ganhou menos curtidas foi a excelente Mini-Série do Selo Dark Night da Marvel, Quarteto Fantástico 1 2 3 4 foi escrita por Grant Morrison e eu resenhei aqui no blog.

A minha conta do Instagram acaba sendo um complemento para o blog. Aqui eu tenho a proposta de trazer arcos com alguma relevância para o personagem ou para apresentar a revista ou o personagem, no Instagram eu vou trazendo algumas coisas que eu vou comprando ou que estou lendo mas que não tem tanta relevância. Desde o final das eleições, eu decidi que alguns dos meus textos terão com eles a minha visão política e será permeado de críticas comparando a situação que o quadrinho apresenta com a realidade no nosso país. O texto do Watchmen foi escrito para introduzir essa ideia que pretendo trazer com mais frequência, esses textos poderão ser de arcos, mini-séries mas podem ser também de uma história curta. Uma outra novidade é que nas últimas semanas, resolvi vincular todos os meus textos com a #GarimpandoHqs, assim se você quiser encontrar meus textos no Instagram, Facebook e no Twitter, basta pesquisar por #GarimpandoHqs que estará por lá.

 2018 chegou ao fim e felizmente o blog segue firme para atingir o terceiro ano, vou seguindo nesse ritmo de blog que era os diários virtuais, por isso os meus textos vão vindo as vezes pelo celular que não acentua todas as palavras, os textos vão aparecendo bem crus, às vezes sem tempo de fazer uma revisão ou dar uma melhorada. Para finalizar, eu não vou desejar Feliz Ano Novo porque eu não tenho esperança alguma de que um país governado por uma pessoa intolerante que representa as ideias das categorias mais privilegiadas possibilitará um país melhor para a maioria. Eu desejo que esse ano você leitor conquiste vitórias e se possível se envolva em maneiras que auxiliem quem não pode contar com uma vida de privilégios.

Leia também:



Comentários