Escalpo - Mães Mortas


ATENÇÃO TEXTO COM SPOILERS
Ser um policial do FBI trabalhando infiltarado obriga a pessoa a ter um grande controle emocional, mas qual o tipo de situação é o limite para deixar o trabalho irrealizável? Dashiell Cavalo Ruim tem que enfrentar a situação da morte da sua mãe. Ainda que na reserva Rosa da Pradaria todos saibam que ele é filho da ativista pelos direitos dos índios Gina, ninguém sabe que ele é um agente do FBI.

Apesar de estranhos sonhos com a sua mãe no dia da tragédia, Dashiell foi chamado a investigar a morte de uma mulher que vivia num prédio habitado por criminosos e usuários de drogas, a mulher era uma prostituta que ali viviam com os seus filhos. Numa situação de negligência, o filho mais velho tinha que cuidar dos demais. No meio da investigação Corvo Vermelho revela ao policial que a sua mãe havia morrido, contra a vontade de seu chefe, ele decide continuar as investigações e vai dar a notícia às crianças que a sua mãe estava morta. Daí o desenhista R. M. Guera produz uma sequência de quadrinhos sem balões completamente comovente. As expressões dos personagens em cada quadro impactam e mesmo sem palavras, nos faz imaginar a emoção de cada personagem. O desespero do filho mais velho, a ingenuidade das crianças que parecem não entender a notícia e a dor de Dashiell em ter que levar aquela notícia e ver o desespero de quem acaba de saber que a sua mãe morrera.


Nesse arco, fica mais claro que o objetivo do chefe do Dashiell, o agente Nitz, não é apenas pegar o Corvo Vermelho, mas que ele tem desejos a mais e dentre eles está infernizar a vida do agente Cavalo Ruim já que ele jurou vingança quando o seu colega foi morto na reserva indígena anos atrás. Além disso, aqui há a chegada do Sr. Fodao, personagem importante para a série.

Esse arco é bem forte na sua dramaticidade,  a todo o tempo fiquei esperando o Dashiell explodir em fúria. "Cara, mataram a tua mãe."  Até quando você é capaz de controlar as suas emoções? Aaron explora isso de uma maneira incrível, inclusive deixando a Guera umas cenas bem dramáticas sem nenhum balão e ele as executa muito bem, como essa cena aqui abaixo após o Corvo Vermelho descarregar toda a sua raiva do dia matando alguém, o funcionário vê a marca de sangue e toda a ameaça de "fique na sua" está no olhar de gelar a espinha. Um outro destaque é o fato dos antagonistas compartilhar de uma dor parecida mas reagir de maneiras bem diferentes.

Destaques da obra:
A morte de Gina Cavalo Ruim
A chegada do Sr Fodao

Leia também:
Escalpo Nação Indigena

Escalpo No Ritmo do Cassino



Comentários