Vikings - O Retorno de Sven


O selo Vertigo da DC Comics também tem a sua história de Vikings mas essa história não tem nada a ver com o seriado da TV. Vikings é uma revista cujos arcos são totalmente independentes, a história e seus personagens se encerram em cada arco, o que há de comum é a cultura Viking que a revista pretende abordar. No Brasil, essa revista foi publicada pela primeira vez em 2009.

O primeiro arco dessa série é O Retorno de Sven. Sven é um capitão de uma embarcação que vive de pilhagens, até que um dia o seu passado volta para lhe assombrar. Uma das vítimas de Sven revela que o seu pai havia morrido e que o seu tio Gorm herdou toda a riqueza, a terra e os soldados do irmão e havia convencido a todos que Sven estava morto.


O herdeiro reluta mas retorna a sua terra natal e é recebido por corpos e pessoas desconfiadas da sua presença, já que ele  era um traidor que as abandonou.

Sven é um personagem que se mostra contraditório, desdenha a herança mas luta por ela; mostra-se como cavaleiro solitário mas comanda exércitos; debocha das crenças nórdicas mas acaba sendo levado por elas. Isso é que torna o personagem interessante, eu não sei o que esperar de alguém assim, ele tem o potencial de me surpreender.

O argumento é de Brian Wood que consegue tornar o enredo interessante mas que infelizmente não soube conduzi-lo até o fim. O início me deixou com boas expectativas que me frustraram frente a força que o personagem vinha demonstrando.

Os desenhos de Davide Gianfelice se destaca pelas paisagens, o artista expressa bem a grandeza e a solidão que o ambiente onde ocorre a história traz.

O arco "O Retorno de Sven" não é excelente pelo seu final, mas não me fez achar uma leitura ruim, esse é um arco ok, que vale a pena a leitura de quem vai com poucas expectativas.


Comentários