Lugar Nenhum


Essa é uma adaptação de um romance escrito por Neil Gaiman, o mesmo que escreveu Sandman e livros como American Gods e Coraline que foram adaptados respectivamente como série e animação. O responsável pela adaptação é Mike Carey conhecido por eternizar o personagem Lucifer na sua primeira revista mensal e por sua obra autoral O Inescrito. Os desenhos são de Glenn Fabry conhecido por Preacher e por uma fase em Justiceiro, além de várias capas por aí. Esse quadrinho foi publicado na revista mensal Vertigo  números 1 a 9 de outubro de 2009 a julho de 2010 e em uma edição encadernada em 2018, todos pela Editora Panini. 

Richard é um inglês comum que vive uma vida desinteressante e é casado com um
a mulher controladora. Enquanto sua esposa dita inúmeras ordens, ele se depara com um corpo de uma jovem ensanguentada e desmaiada na calçada. Essa jovem estava sendo perseguido por dois homens, Vandemar e Croup que havia acabado de arrancar um coração de alguém que queria matá-la. Se a situação já parece ser esquisita demais, imagine quando a gente descobre que há uma Londres Invertida bem abaixo da cidade ...


A gente entra na Londres Abaixo junto com Richard e se identifica com as suas diversas expressões de estranhamento daquele curioso lugar. Gaiman brinca com os nomes de alguns pontos conhecidos da capital inglesa, atribuindo a eles a personificação de personagens. O quadrinho tem uma narrativa envolvente e com várias reviravoltas. Os desenhos de Glen Fabry são expressivos e detalhados, com uma habilidade de encontrar o tom certo em cada página.

Quando a junta num mesmo gibi Gaiman, Carey e Fabry é de se esperar que dali saía um clássico, mas se você for ler com essa expectativa você terá uma grande decepção. Lugar Nenhum é uma obra desprentenciosa e que deve ser consumida por quem quer deitar numa rede e se deixar levar por uma boa aventura.

Leia também 

Comentários