Sandman Apresenta: A Tessaliada


Essa mini-série foi publicada pela primeira vez no Brasil em 2009 e ela usa a personagem da revista do Sandman, porém é possível ler essa revista sem conhecer a maior obra de Neil Gaiman. Em Sandman, Tessalia é uma nerd daquelas que a gente com certeza já teve em sala de aula, aquela garota esquisita e silenciosa que se senta bem na frente.

A mini-série inicia dessa forma e logo nas primeiras páginas, o argumentista Bill Willingham deixa claro o quão poderosa é Tesssaly. A revista cria o clima de "nada é o que parece", acentuando o mistério e a curiosidade do leitor.

Já que a investida pra matar Tessalia não deu certo, ela parte em busca de descobrir quem é (ou são) os mandantes. Para ajudá-la, Buscante que foi contratado pelas mesmas pessoas que contrataram o assassinato da bruxa. O inusitado é que esse personagem é um fantasma que diz ter sido assassinado por Tessalia (ainda que ela não lembre).

O quadrinho me surpreendeu por eu ter a expectativa de encontrar muito terror, porém a proposta de Bill Willingham para essa mini-série é lidar com humor, principalmente em cima dos clichês típicos das histórias fantásticas. Por isso, o traço de Shawn McManus combina tanto, já que traz um estilo cartunesco com algumas imagens surpreendentes de muita violência.

Apesar de eu estranhar inicialmente o traço de Shawn McManus para um quadrinho de uma personagem tão forte, eu deixei o argumento de Bill Willingham me levar, começou bem, traçou um rumo porém termina de maneira apressada e perde a pegada inicial pra uma história com uma ênfase maior no terror.

A Tessaliada me decepcionou, não sei se o fato da proposta ser de quatro edições ou se o autor tinha uma ideia mas não sabia como a encerraria. A bruxa Tessalia é uma personagem muito forte e interessante e mereceria que outros artistas contasse outras histórias.

Comentários